Software Financeiro: O Que É e Qual Sua Importância Para Empresas?

Independentemente de qual a área de atuação que seu negócio ocupa no mercado, ter um software financeiro é algo essencial em sua gestão.

Uma vez que, esses sistemas auxiliam empresas no controle de suas finanças. Através do acompanhamento de perto e detalhado, de todas as operações financeiras.

Desse modo, os dados geradas em seus processos favorecem o armazenamento e o processamento de informações referentes a seus:

Colaboradores;

Fornecedores;

Consumidores;

Entre outros.

Além disso, eles promovem a integração dos setores da empresa em termos de finança, organizando suas receitas, custos, despesas e investimentos de forma unificada.

Organização e integração, no entanto, não são os únicos aspectos gerados por um software de gestão financeira. Pois, tudo que é armazenado neles, auxiliam na criação de projeções que trazem mais assertividade nos investimentos. 

Sendo assim, inúmeras vantagens que eles trazem para a gestão do seu negócio. Então, continue lendo para saber mais e conhecer os melhores sistemas existentes!

O Que É Um Software Financeiro?

Um software financeiro, muitas vezes mencionado como sistema de gestão financeira, é uma ferramenta digital repleta de recursos que tem por objetivo a:

Organização financeira;

Automatização de tarefas.

Tais sistemas são desenvolvidos no intuito de auxiliar as mais empresas em seus diversos processos que envolvam custos, despesas, receitas e investimentos.

De modo que, essas informações possam ser devidamente organizadas. A fim de centralizar dados realísticos sobre o orçamento do negócio.

O que ocorre de maneira integrada em uma única ferramenta que pode ser acessada por diversos setores, colocando-os em alinhamento.

Com isso, é possível tirar “das mãos” de colaboradores determinadas tarefas burocráticas e repetitivas. Automatizando-os, através de programas digitais.

Nesse tipo de sistema, as operações de mais de um setor são conciliadas, o que traz mais clareza sobre a real saúde financeira do negócio.

Além disso, permitindo em tempo real que diferentes áreas troquem informações. Como resultado, vemos um aumento da produtividade, alinhamento nos processos e uma comunicação mais assertiva.

O armazenamento de dados se torna otimizado também, tanto em termos de espaço físico, quanto de facilidade no acesso a informações como:

Fluxo de caixa;

Estoque e vendas;

Contas a pagar;

Faturamento;

Entre outros.

Mas, engana-se quem acredita que o software financeiro é destinado apenas a empresas de médio a grande porte.

Esses beneficiam desde empreendedores até pequenas empresas. Tanto que, é possível encontrar sistemas pagos e opções gratuitas também!

Com toda a facilidade e integração oferecidas, fica mais fácil ao(s) gestor(es) controlar o orçamento da empresa.

Sem nunca deixar de considerar a real necessidade de capital de giro. Ou seja, até mesmo essas previsões se tornam mais assertivas.

Uma vez que, fica fácil analisar o que a empresa tem a receber e quanto tem a pagar, e quais são os investimentos possíveis no momento.

Veja Também: Plano de Negócios Passo a Passo: Método Completo

Qual a importância de um sistema de gestão financeira para empresas?

Portanto, temos que o software financeiro nada mais é do que um sistema contábil que atua no:

Controle de tarefas;

Automatização de processos;

Organização financeira.

Mas, por trás de tudo isso que já mencionamos antes, o que exatamente o torna tão importante?

Podemos dizer que é a facilidade e otimização que esse sistema traz para a gestão. Tornando seus processos cotidianos mais simples, bem como, tarefas mais complicadas que envolvem questões legais e fiscais.

Isso favorece então, a escalabilidade do negócio através da redução dos erros humanos e melhor aproveitamento de seus recursos.

Seja ele de mão de obra, tempo ou financeiro. O que acontece principalmente porque, além da integração, automatização e armazenamento de dados.

O software financeiro também gera relatórios analíticos que facilitam a tomada de decisões, tornando-as mais assertivas e precisas.

Uma vez que, são baseadas em dados gerados de forma automatizada. Com isso, vemos uma gestão mais eficiente do negócio.

Vale destacar que o aumento na produtividade cotidiano também é um dos pontos que torna esses sistemas tão importantes.

Pois, ele permite que o foco esteja nas tarefas estratégicas de crescimento. E não, naquelas manuais de preenchimento e criação de tabelas.

Além disso, sistemas que funcionam online oferecem ainda mais vantagens, como o armazenamento de dados e documentos em nuvem que reduz a ocupação de espaço em dispositivos da empresa.

Recomendado: 16 Formas de Ganhar Dinheiro com a Internet

Qual O Melhor Gerenciador Financeiro Para Pequenas Empresas?

Então, agora que você já sabe o que é, como funciona e qual a importância de um software financeiro para o seu negócio.

Iremos abaixo, conhecer 5 das melhores opções de sistemas existentes hoje. Confira nossa opinião sobre eles abaixo.

1. QuickBooks ZeroPaper:

Presente no mercado brasileiro desde 2016, esse software financeiro, essa ferramenta já se tornou bastante popular entre gestores e empreendedores. 

Isso porque ele é totalmente voltado a profissionais liberais. Bem como, as pequenas empresas e microempreendedores individuais. 

Auxiliando-os assim, no controle de fluxo de caixa, geração de boletos e notas fiscais, emissão de relatórios e muitos mais. 

Incluindo o gerenciamento de inventários e elaboração de relatórios para facilitar os processos bancários do negócio. Além de tudo isso, a ferramenta conta com uma interface simples, prática e intuitiva. 

O QuickBooks é produto de uma linha da Intuit, uma empresa norte-americana, que foi criada para competir com a próxima ferramenta que iremos analisar.

Detalhes: essa ferramenta se encontra disponível tanto para sistemas iOS, quanto Android e em ambos, com serviço de envio de notificações por SMS.

2. Conta Azul:

Já bastante conhecida, provavelmente se você está pesquisando sobre este assunto, deve ter ouvido falar alguma vez da Conta Azul.

Uma vez que, essa ferramenta é nacional e uma das mais populares no país. Considerada completa, esse software financeiro também se mostra bastante intuitivo e prático.

Então, um dos pontos de destaque e seu uso para a gestão de negócios, está no monitoramento de vendas e estoque.

Sendo assim, uma das questões que mais impactam a finança de empresas. Além disso, esse sistema também melhora o controle financeiro através da emissão de:

Boletos;

Notas fiscais eletrônicas.

Outro diferencial do sistema, é que ele facilita o agendamento de rotinas contábeis, para que você e/ou sua equipe foque mais tempo na gestão de clientes.

Detalhes: a ferramenta conta ainda com aplicativos para o sistema iOS e Android.

3. Software financeiro Xero:

Desenvolvido por uma empresa com sede na Nova Zelândia, essa ferramenta apesar de estar em inglês, ainda é usada aqui no Brasil.

Ela não chega a ser popular, devido à falta de uma versão nacional. Contudo, ela possui inúmeras ferramentas de gestão necessárias a qualquer negócio.

Portanto, quem possui conhecimentos dessa língua tem ela como opção e conta com a visualização em tempo real do fluxo de caixa do negócio. 

Voltada também para as pequenas empresas, esse software financeiro faz envio online de faturas, importa e categoriza suas transações bancárias, etc. Diversos são os seus recursos que facilitam e muito a gestão financeira.

Detalhes: para permitir o acesso em tempo real, o sistema conta com aplicativos para iOS e Android.

4. Nibo:

Mais uma opção de sistema de gerenciamento financeiro, a Nibo se destaca neste mercado devido ao seu potencial de integração.

Pois, ela oferece maior conectividade entre um negócio e escritórios de contabilidade. Ou seja, o sistema dá ao contador contratado por você, acesso as informações que ele necessita de forma automatizada.

Nada de perder tempo enviando documentos, longas comunicações e similares, tudo é feito através desse software.

Continuando com seu potencial, a ferramenta auxilia ainda na gestão de colaboradores. Bem como, possui recursos também de controle do fluxo de caixa e emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas.

Falando mais sobre integração, esse software financeiro se integra ainda a diversas outras soluções web, elevando a produtividade do seu negócio.

Detalhes: possui aplicativos gratuitos para os sistemas iOS e Android.

5. Software financeiro Bkper:

Um sistema de gestão desenvolvido através do Google, sua plataforma pode ser acessada de qualquer lugar e é considerada bastante flexível.

O melhor de tudo, para os amantes de planilhas, é que ele se integra a este recurso online da Google. De modo a facilitar a criação de livros e contas para sua empresa.

Basta utilizar a lógica básica da contabilidade, permitindo que você melhor entenda o desempenho financeiro do seu negócio. 

Além disso, o Bkper possui outras vantagens tais como como acesso a gráficos pontos e dados diversos. Indo além, ela permite fazer lançamentos nas contas criados, acesso a esse histórico.

Bem como, manter dados seguros na nuvem, acompanhamento em tempo real, uso de hashtags e tags personalizadas, sem contar ainda, que ela permite o envio de anexos e possui a opção de fotografar.

Detalhes: está disponível com aplicativos para Android, Windows e iOS.

Conclusão

Foi possível ver então, neste conteúdo, o que é software financeiro e qual a importância desse tipo de ferramenta na gestão de negócios.

Uma vez que, eles facilitam, otimizam e automatizando inúmeras rotinas contábeis. O que eleva a produtividade de sua equipe, com foco em outras operações.

Vimos ainda algumas das melhores plataformas que existem nesse mercado, contudo, a escolha dependente muito de cada empresa.

Desse modo, você poderá contar com a Appvizer em sua escolha. Pois, ela compara softwares a fim de lhe ajudar a encontrar qual a melhor opção para suas necessidades!

Se você gostou deste conteúdo ou ainda possui alguma dúvida, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: