O primeiro passo a ser tomado quando se tem uma ideia de negócio é fazer um planejamento.

Mas por qual motivo?

Porque é por meio desse instrumento, chamado de plano de negócios, que você valida se a ideia é viável economicamente, que você descobre e fica conhecendo melhor sobre seu público, que conhece seus concorrentes, que define os diferenciais do seu negócio, produto ou serviços, avalia se o ponto escolhido é o ideal, entre outros assuntos importantes.

E todas essas informações são essenciais para começar bem um negócio.

Sem um plano de negócio devidamente elaborado, você corre o risco de acabar entre a parcela significativa de empreendedores que veem seu negócio desandar após algum tempo: dívidas, falência, fechamento do negócio.

Segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo IBGE, de cada 10 empresas, 6 fecham as portas em até 5 anos.

Uma pesquisa ainda revelou que mais da metade dos empreendedores não elaboram um plano de negócios antes de iniciar um empreendimento.

Hoje em dia o mercado está cada vez mais concorrido e agressivo, por isso que o empreendedor deve estar mais preparado. E o plano de negócios ajuda com essa preparação.

Mas como elaborar um plano de negócios passo a passo?

No nosso método “Como Montar um Plano de Negócios” nós mostramos não apenas o que é necessário para elaborar um plano de negócios passo a passo, mas apresentamos cada uma das etapas detalhadamente.

Se você tem o desejo forte de empreender e ter liberdade financeira, porém não faz ideia de por onde começar, esse guia será um divisor de águas em sua vida.

Hoje em dia, abrir uma empresa não é difícil, o difícil mesmo é conseguir fazer a sua empresa sobreviver.

Mas como assim “sobreviver”?

Sobreviver em meio a concorrência (há muitas empresas sendo abertas a cada ano) e com clientes cada vez mais exigentes.

Para vencer tudo isso você precisa não apenas ter um produto ou serviço muito bom, mas saber como apresenta-lo ao público (e ao público certo), e evitar ficar dando voltados, e saber também onde seus clientes estão.

E todas essas informações você consegue através de um bom plano de negócios.

É por meio dele também que você fica sabendo se o seu negócio vai mesmo dar certo. E é por meio dele que muitas perguntas são respondidas, perguntas essas essenciais para definir o rumo do seu negócio.

Perguntas como:

– Quanto pretende ganhar no primeiro ano do negócio?

– Que tipos de produtos/ serviços sua empresa oferecerá?

– Quais são as pessoas envolvidas no negócio (os sócios)?

– Que recursos são necessários para a abertura da sua empresa?

– Qual o mercado onde seu negócio pretende se inserir?

– Entre outras.

Todas essas perguntas ajudarão a definir o que é sua empesa e qual o propósito dela.

Veja Também: Plano de Negócios: O que é e qual sua importância?

A estrutura da sua empresa

Um plano de negócios, além de nortear o empreendedor para conseguir estabelecer um negócio sólido, também fornece suporte para a tomada de decisões.

Outra coisa que o plano de negócios pode fazer é auxiliar o gestor quanto a possíveis riscos. Por meio desse documento a empresa consegue se preparar ou evitar riscos.

Com esse documento você:

– Conhece os custos para abrir e manter um negócio;

– Saber quando o negócio começará a dar retornos;

– Conhecer a fundo o mercado em que deseja ingressar: seus concorrentes, possíveis clientes, fornecedores, etc;

– Conseguir identificar oportunidades dentro do mercado;

– Entre outras.

E tudo isso e muito mais você consegue por meio do nosso método que mostra como elaborar um plano de negócios passo a passo.

Nosso método é voltado para quem deseja abrir uma pequena ou média empresa e está fazendo a parte de planeamento por conta própria ou junto com um sócio.

Você pode conhecer mais sobre esse método acessando nossa página oficial aquiLá há mais informações sobre o que o método compreende.

Deixe um Comentário