23 Ideias de Negócios em Casa na Área de Artesanato

Uma ótima escolha para quem deseja ganhar dinheiro é fazer artesanato. Além de ter um baixo custo, ele está sempre em evidência, já que tem grande aceitação no mercado e costuma ser utilizado como presente, lembrancinhas e brindes.

Porém, é essencial ter muita criatividade e não copiar ideias de outras pessoas. Você pode se inspirar nas criações que pesquisar na internet, mas utilize-as apenas como referência para o seu próprio estilo de fazer artesanato.

Para quem está iniciando no ramo, o ideal é pesquisar quais tipos de produtos estão em alta e são mais rentáveis. Na internet, há diversos sites especializados no assunto e que ensinam o passo a passo de cada técnica.

No começo, você pode fazer os produtos na sua casa e vendê-los na internet e pelo bairro. Com o tempo, conforme a sua produção for aumentando, você pode participar dos eventos que costumam acontecer nas principais cidades.

Para precificar seus produtos, você deve considerar os custos fixos (energia, água e telefone, por exemplo) e os variáveis, que são os materiais utilizados, as etiquetas, os cartões, a embalagem, o valor da hora trabalhada e os lucros.

  1. BISCUIT

Versátil, o artesanato com biscuit é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar por conta própria. Conhecida como porcelana fria, a massa de biscuit é fácil de manusear, é barata e o custo de produção também é baixo.

O mais vantajoso desse material é que, com criatividade, você pode modelar diversas coisas, desde pequenas peças até topos de bolo detalhados. Para quem não tem experiência na técnica, vale pesquisar vídeos na internet ou até mesmo fazer cursos em escolas de artesanato.

Trabalhando com biscuit, você pode fazer lembrancinhas e presentes para todas as ocasiões e faturar uma boa quantia por mês.

  1. BORDADO

O bordado é uma forma de criar desenhos e figuras com tecido por meio de agulhas e diferentes tipos de tecido. Trabalhar com bordado pode ser muito rentável, já que os modelos feitos de forma artesanal são muito valorizados.

Existem técnicas diferentes de bordado à mão, sendo ponto russo, ponto cruz, vagonite ou com fitas. Algumas das opções de produtos que podem levar bordados são almofadas, caminhos de mesa e toalhas de banho.

O ideal é trabalhar com peças sob encomenda, assim você pode fazer o bordado de acordo com as preferências do cliente.

  1. BRINDES CORPORATIVOS

Apesar da crise, o mercado de brindes corporativos ainda gera lucros, especialmente no fim do ano e em datas comemorativas, como aniversário da empresa.

Chaveiros, calendários, porta-velas, blocos e cadernos com o logotipo da instituição são algumas das opções mais procuradas. Nesse caso, diversas técnicas podem ser aplicadas, por isso, vale buscar referências em sites para criar produtos relacionados às marcas que solicitarem o serviço.

Nesse caso, você pode estabelecer o mínimo de unidades para compra, o que gera um ainda maior.

Aprenda a Criar Chaveiros Bordados

  1. CAIXAS DECORADAS

Não há mulher que não se encante om caixas decoradas. Além de serem perfeitas para embalar presentes, elas dão um toque especial à organização da casa.

Você pode fazer caixas de diversos tamanhos e formatos, forradas ou pintadas, e vendê-las individualmente ou em conjunto. O revestimento em tecido, por exemplo, torna as caixas delicadas e sofisticadas, sendo perfeitas como lembrancinha de festas.

O investimento nesse tipo de negócio é relativo, pois vai depender dos artigos que você utilizar para decorar a caixa, entretanto, quanto mais gastos tiver, mais alto deve ser o valor final do produto.

  1. CROCHÊ

O crochê nunca sai de moda, já que está em constante evolução. Este tipo de artesanato é bem versátil e permite que você trabalhe com uma infinidade de produtos, como blusas, colchas, toalhas de mesa, bolsas, tapetes, caminhos de mesa, almofadas, sapatinhos para bebê, entre outros.

Para quem está iniciando na arte, o ideal é começar pelos gráficos simples até se aperfeiçoar. Além de ser um negócio rentável, não é necessário fazer grandes investimentos, já que você precisará basicamente de linha, agulha e gráficos próprios para a técnica.

APRENDA CROCHÊ PASSO A PASSO

  1. DÉCOUPAGE

Découpage é a arte de fazer decoração com colagens de recortes de papel. Você pode aplicar a técnica em pratos, copos, vidros, cômodas, caixas, latas e no que a sua imaginação permitir.

Embora o nome seja complicado, a arte é muito fácil e também econômica, já que poucos materiais são necessários para sua execução. O valor cobrado deve variar de acordo com o tipo de trabalho que será realizado.

O ideal é deixar alguns produtos prontos e vendê-los para os vizinhos e amigos, além de divulgar nas redes sociais. Assim, você fará a propaganda do seu negócio e aumentará ainda mais seu faturamento.

  1. DECORAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO DE CHINELOS

Os chinelos decorados já estão em alta há alguns verões, mas ainda hoje permanecem na moda por serem diferentes e exclusivos. Você pode fazer a customização sob encomenda ou criar modelos próprios para vender.

Tenha sempre um diferencial na hora de decorar os chinelos e utilize os mais variados materiais, como cetim, strass, renda, botões, miçangas e o que mais a sua imaginação permitir.

Outra ideia é criar modelos exclusivos para noivas e debutantes, que guardarão os chinelos como recordação de uma data tão importante. Para precificar o produto, lembre-se de cobrar o valor de todo o material utilizado, além da mão de obra e do lucro que você deve ter.

  1. ENCADERNAÇÃO ARTESANAL

Os kits para escritório feitos artesanalmente costumam fazer muito sucesso entre as mulheres e também como opção de presente. Por isso, você pode investir nesse tipo de trabalho. Porta-caneta, porta- -retratos, porta-cartão, risque e rabisque, bloquinho, agenda, entre outros itens, costumam ser forrados com tecidos das mais variadas estampas.

Na hora de vender, você pode cobrar cada item individual- mente ou fazer um preço especial para quem levar o kit, o que garante uma venda mais lucrativa. Como você precisa comprar cada peça pronta para depois forrar, é importante considerar o preço de custo, a mão de obra e o lucro na hora de determinar o valor.

  1. EVA

O artesanato em EVA é uma ótima opção para se trabalhar, já que o material é barato e você não precisa investir grandes quantias para começar a atuar.

Para aprender a fazer as peças de artesanato em EVA, você pode pesquisar sites e vídeos sobre o assunto.

Essa técnica permite que você crie bonecas, topos de bolo, potinhos, tiara, máscara, decoração para lápis, etiquetas para mesa, entre outras inúmeras opções. Use a criatividade e aposte nesse tipo de arte para ter bons lucros mensais.

  1. FELTRO

Além de ter uma textura ótima para se trabalhar, o feltro é versátil e possibilita que você faça topo tipo de produto: chaveiros, acessórios para cabelo, almofada, relógio, cupcakes, rosas, enfeite porta de maternidade e o que mais a sua imaginação permitir.

Uma das maiores vantagens é que este tecido é bem barato, então gastará pouco para iniciar e poderá ter um bom faturamento se vender grandes quantidades por mês. Porém, para conquistar uma clientela fiel, é importante mostrar o seu trabalho antes, e uma forma de fazer propaganda é presenteando amigos e conhecidos com pequenos regalos feitos de feltro.

Veja Também: 34 Idéias de Negócios para Trabalhar em Casa no Ramo de Alimentação

  1. FILTRO DOS SONHOS

Diversos em diversos países, o filtro dos sonhos, como o próprio nome diz, é um artefato utilizado para espantar os maus sonhos.

Como virou tendências nos últimos anos, também passou a ser um item de decoração. Feito à mão, esse objeto pode ser feito com diversos materiais, como crochê, miçangas, fitas, penas, sisal, linhas, cetim, plumas e o que mais a sua imaginação permitir.

O valor deve ser calculado de acordo com o tamanho e o material utilizado na execução da peça. Estão disponíveis na internet diversos sites que explicam o passo a passo de como fazer o filtro dos sonhos.

  1. FUXICO

 E uma das técnicas de artesanato mais fáceis de fazer. E o melhor: você só precisa de retalhos, linha e agulha, ou seja, é um negócio bem econômico. Caso ainda não saiba fazer os fuxicos, basta procurar na internet, pois existem vários sites que ensinam a arte. Depois de aprender, você pode criar almofadas, colchas, bolsas, saias, blusas, colar, tapetes e o que mais a sua

  1. MATERIAL RECICLADO

Com criatividade e imaginação, você pode utilizar vários recursos que tem na sua própria casa para fazer artesanato. Almofadas, colares, peso para porta, bloquinho e peso de papel são algumas das possibilidades de produção com material reciclado.

O melhor é que, dependendo do produto que você pretende criar, os gastos são mínimos, criatividade permitir.

Outra vantagem dessa técnica é que ela está sempre em alta e rende bons lucros, já que sua matéria-prima está no “lixo”. Ou seja, além de contribuir com o meio ambiente, você ainda vai economizar na hora de investir nesse tipo de trabalho.

Garrafas de vidro podem ser pintadas, garrafas PET podem virar enfeites de mesa, latas de molho de tomate podem virar potinhos… Há inúmeras opções de negócios muito rentáveis. Para isso, basta criar algo diferente e caprichar no acabamento.

Os lucros com esse tipo de produto são grandes, já que sustentabilidade é algo que está em evidência e é muito valorizado.

  1. MDF

Uma das melhores técnicas de artesanato para se trabalhar é MDF. Ideal para presentes, lembrancinhas, enfeites, objetos de decoração e “porta-coisas”, você pode criar os desenhos e imagens que preferir sobre o MDF para depois pintá-lo da cor que desejar. Por se tratar de um material relativamente barato, fácil de manusear e lucrativo, vale a pena iniciar no artesanato com essa técnica.

  1. NÉCESSAIRE DE TECIDO

Nécessaire é um item indispensável na bolsa de qualquer mulher. Feita de tecido, ela pode levar pequenos itens, como maquiagem, escova e pasta de dentes, fio dental, protetor solar, absorvente e tudo mais que a pessoa deseja levar.

Caso você ainda não saiba costurar um nécessaire, há diversos vídeos e sites que ensinam ao passo a passo. Se você já sabe confeccionar essas pequenas bolsinhas, use e abuse da criatividade. Faça modelos de diferentes tamanhos e formatos e faça variadas combinações de cores.

Outro ponto importante é utilizar um forro de cor escura, que disfarça as manchas que vão surgindo com o tempo. Se as suas peças tiverem um diferencial, as chances de venda aumentam consideravelmente.

  1. PANOS DE PRATOS DECORADOS

Não há dona de casa que não aprecie um pano de prato diferente, criativo e feito com capricho, que deixa qualquer cozinha mais charmosa e bonita. Nesse tipo de peça você pode utilizar diversas técnicas de artesanato, como pintura, crochê e bordado.

Para que seu pro- duto tenha uma clientela fiel, invista em um material de qualidade e solte a imaginação na hora de decorá-lo. Você também pode produzir o produto sob encomenda, de acordo com as preferências do cliente.

Na hora de vender suas peças, calcule quanto gastou com o material, o tempo que levou para prepará-la e acrescente o seu lucro. Porém, lembre-se de cobrar sempre um valor justo.

  1. PATCHWORK

A palavra patchwork é inglesa e significa trabalho com retalhos. Esse tipo de artesanato já é bem popular no Brasil e faz muito sucesso entre a clientela.

Como o próprio nome diz, essa técnica envolve costura de retalhos de diferentes estampas que podem se tornar bolsas, panos de mesa, caminhos de mesa, almofada, jogo americano, decoração de quarto de bebê e muito mais.

Além de ser fácil de executar, os gastos com retalhos não são tão altos e você pode faturar uma boa quantia, já que é um trabalho muito valorizado.

  1. PINTURA DE TELA

Para quem tem talento e criatividade, a venda de obras de arte pode ser uma maneira de ganhar dinheiro. Pinturas em tela são ótimos exemplos de criações artísticas e, para vendê-las, você pode participar de grupos de pintura e pesquisar se haverá alguma exposição, feira de artesanato ou sites próprios para esse tipo de trabalho.

Dessa forma, aumentam suas chances de venda. Você pode criar desenhos próprios ou fazer quadros sob encomenda, porém, é importante que crie um estilo único, que seja o seu diferencial. Na hora de cobrar, é importante considerar os gastos com o material utilizado e o tempo que levou para pintar a tela.

  1. RELICÁRIO

Uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro é com relicário. Além de ser bonito e criativo, todo mundo gosta de ter um artigo religioso em casa. Uma ideia é pesquisar história do santo escolhido e buscar inspirações para fazer a decoração do objeto, usando flores, fitas, cores variadas e adereços.

Para fazer o relicário, você pode utilizar mate- rial reciclado, como embalagens de xampu, sabonete líquido, potes de vidro e o que a sua imaginação permitir. Dessa forma, você criará artigos únicos e exclusivos.

  1. SABONETES ARTESANAIS

Os sabonetes artesanais, principal- mente os que levam ingredientes orgânicos, fazem muito sucesso. Se tiverem uma modelagem diferente, atraem mais clientes ainda, já que são ótimas opções para presente também para uso próprio. Porém, antes de investir nesse negócio, o recomendável é fazer curso e treinar antes.

Existem dois tipos de processo, sendo o frio e o quente. Como as duas opções levam mistura de óleo e soda cáustica, é importante tomar cuidado com o contato com produtos químicos. Por isso, uma boa opção é utilizar sabonete de glicerina. Sais de banho, óleos de banho e sabonetes líquidos também são ótimos produtos para ampliar seu negócio, que promete ser rentável.

E-Book Sabonetes Artesanais

  1. TAPEÇARIA

Desenvolvida pelos povos orientais e europeus, esta arte remete à antiguidade. Feita à mão, essa técnica dá um resultado muito bonito e não precisa ser utilizado somente em tapetes. Você pode aplicá-la em almofadas, quadros, pesos de porta, bolsas, banquinhos almofadados, sapatos e o que mais a sua imaginação permitir.

O material necessário para fazer a tapeçaria não é caro, então, você tem boas oportunidades de lucro. Para quem está iniciando na arte, compras as telas já pintadas com a cor do desenho, o que facilita o trabalho.

Quem já tem experiência na técnica pode procurar novos desenhos em sites de artesanato, que disponibilizam diversos moldes.

  1. TRICO

A técnica consiste na arte de entrelaçar fios com o auxílio de duas agulhas longas, em diferentes espessuras. E possível criar peças tricô também para o verão, já que há linhas mais leves para esta estação, porém, é no inverno que a arte faz mais sucesso.

É possível ganhar bastante dinheiro com esse tipo de artesanato, já que peças únicas e exclusivas costumam atrair muito mais a clientela e são muito lucrativas.

  1. VELAS DECORATIVAS

0 mercado de velas decorativas artesanais é atrativo e rentável, pois está em constante evidência. Para iniciar o negócio, é importante a pessoa adquirir os ingredientes e as formas. Com criatividade, você pode criar diferentes modelos, fragrâncias e decorações.

Fitas, brilhos, tecidos ou enfeites são algumas das possibilidades de decoração. Vale apostar nesse tipo de artesanato para faturar um bom valor mensal.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: