Nos dias de hoje, o SEO é muito importante para melhorar os resultados de qualquer empresa e o Google Analytics pode lhe auxiliar nesta tarefa!

Apesar de ser muito importante também neste aspecto, poucas pessoas sabem como utilizar essa ferramenta para melhorar sua otimização. Principalmente, se você é iniciante em seu uso!

No entanto, se você souber quais e como interpretar seus dados, você poderá melhorar os resultados de seu site ou blog identificando oportunidades nesta ferramenta.

Quer saber como? Continue lendo este artigo e confira nossas dicas para aplicá-las aos domínios em sua hospedagem de site!

Como Funciona O Google Analytics?

Antes de explicarmos como melhorar os resultados de sua empresa através do uso desta ferramenta, faremos uma introdução básica a ela.

Isso porque muitas pessoas não entendem realmente como ela funciona. Contudo, é bem simples, já que o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento repleta de relatórios de análises.

Todos esses, sendo encontrados individualmente na coluna à esquerda de sua interface e agrupados por categorias.

Além disso, todo relatório informará dois tipos de dados chamados de métricas e dimensões. Sendo o primeiro, pontos de dados quantitativos associados a dimensão, que por sua vez, são atributos de dados.

Digamos então, que você tem uma empresa de host, e, trabalhe revendendo hospedagem de site, e outros serviços complementares, certo?

Logo, você poderá utilizar essa ferramenta para analisar suas ações de marketing digital. Principalmente aquelas de SEO que aumentam a visibilidade, alcance e credibilidade da marca.

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Dicas de como melhorar os resultados do seu negócio!

Então, agora que você já foi introduzido ao Google Analytics de maneira apropriada, mostraremos como utilizá-lo para potencializar seus resultados.

1. Aumentar o tráfego:

Com o Analytics, você consegue encontrar oportunidades mais fáceis de aumentar seu tráfego orgânico, ao identificar páginas a serem atualizadas.

Diferentemente do Google Search Console, outra ferramenta da empresa, o Analytics traz dados de conversão. Sendo assim, basta você buscar por padrões de aperfeiçoamento.

2. Eleve suas conversões:

Através dessa ferramenta, é possível identificar as páginas de destino que contribuem para as conversões de seu negócio, aumentando sua receita.

Com isso, você consegue analisar as necessidades de melhorias no SEO delas. Para isso, você deverá acessar a opção “Conversões > Funis multicanais > Conversões assistidas”.

3. SEO em páginas de alta conversão:

Além disso, o Google Analytics permite que você encontre páginas de alta conversão, de modo que você possa analisar o SEO destas e suas chances de melhorias.

4. Relatórios e alertas automatizados:

Analisar os picos e as quedas de tráfego orgânico em sua plataforma também é muito importante, principalmente se estes estiverem automatizados.

Para fazer isso então, basta acessar “Admin > Visualizar coluna > Alertar personalizados”. Por fim, clique em “Criar um novo alerta” e configure-o da forma que desejar.

O mesmo pode ser feito ainda para configurar alertas de erro, as famosas páginas não encontradas que reduzem a experiência do usuário.

Além de tudo que foi mencionado, no Google Analytics você também pode identificar oportunidades de palavras-chaves ao rastrear a pesquisa interna do seu site.

Bem como, pode usar o recurso de Anotações para identificar tantos problemas, quanto alterações. Viu só, como essa ferramenta é bem completa?

Então, deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas se beneficiem dele também!

 

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