O que é precificação no varejo e como isso pode ser um diferencial

Antes de começarmos a listar as melhores estratégias de precificação para sua loja, temos que parar para refletir, ainda que brevemente, sobre o preço em si.

É importante que você tenha claro que uma das estratégias de marketing mais importantes no sucesso ou fracasso de um projeto digital é o preço. 

O preço serve para posicionar seus produtos na mente do consumidor, bem como para aumentar ou diminuir os benefícios do seu comércio eletrônico. 

De fato, existem muitos exemplos de lojas online que não possuem uma política de preços sólida. E, em geral, tendem a tomar decisões de forma errática sem uma estratégia de precificação clara, movidos apenas pelas necessidades de caixa de cada momento. Algo que acaba afetando os resultados.  

Além disso, lembre-se de que você não pode pechinchar ou fazer contrapropostas na Internet, portanto, o preço que você definir para os produtos em sua loja online será final. 

Isso significa que apenas os visitantes do seu site que consideram o preço mostrado em cada folha de produto como aceitável comprarão de você. 

E se você errar, os lucros da sua loja virtual podem ser seriamente comprometidos, já que muitos potenciais compradores certamente irão para outras lojas que oferecem o mesmo produto por um preço menor. 

É aqui que entra em jogo a estratégia de preços que deve orientar toda a gestão da sua loja online. 

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Fatores que influenciam o preço

Antes de definir seus preços, você deve considerar quanto dinheiro pode gerar com uma loja online. E após fazer essa estimativa, você também deve realizar uma análise aprofundada na qual valorize os seguintes fatores internos e externos. 

Fatores internos que afetam sua política de preços

É melhor começar fazendo um exercício de introspecção. Para fazer isso, você deve olhar para dentro e analisar sua própria loja online. 

A chave é saber onde você está e para onde quer ir. 

Antes de entrar no painel de controle da sua loja virtual e digitar os preços de cada produto, recomendamos que você analise estes fatores internos: 

1.- Os objetivos que você definiu para seu comércio eletrônico

Quando você decidiu criar sua loja dropshipping online, você deve ter feito um estudo de mercado e pensado em como queria agregar valor para que as pessoas comprassem em sua loja. 

Se você não fez isso então, recomendamos que você faça agora. 

A questão é que você pare para refletir, para lançar as bases do seu negócio no nível de preços. 

Nesta definição estratégica você tem que saber:

  • Como você deseja posicionar os produtos que irá comercializar. 
  • Que tipo de promoções você pretende fazer? 
  • Qual será a sua política de descontos?
  • Como reter seus clientes.

2.- Custos com pessoal

Mesmo se você estiver seguindo um guia para construir uma loja dropshipping ao pé da letra, lembre-se de que cada loja tem suas peculiaridades. 

Seu concorrente pode vender sem funcionários, enquanto você precisa contratar dois funcionários para ajudá-lo a processar os pedidos. 

Ao definir preços, você precisa controlar cuidadosamente quais são seus custos com pessoal. 

3.- A política financeira do seu negócio

Tanto os seus recursos financeiros como a sua capacidade de endividamento terão uma importância decisiva no preço final de venda dos seus produtos. 

Se você tiver, por exemplo, capacidade suficiente para investir muito dinheiro em publicidade, poderá atrair mais tráfego para seu site e vender mais. 

E, nesse caso, um volume maior permitirá que você negocie com seus fornecedores de dropshipping por um preço de custo menor. 

4.- Custos de envio

O preço final dos seus produtos dependerá em grande parte dos custos de envio. 

Se o seu provedor não lhe der a liberdade de escolher uma agência de frete mais barata, você pode ter dificuldade em competir com outros vendedores online que cobram menos pelo gerenciamento de logística .

O preço é um trabalho que nunca termina 

Depois de ler este artigo, agora você tem algumas ferramentas muito poderosas para aumentar a lucratividade da sua loja e também consegue perceber como o preço pode ser um diferencial para sua empresa.

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