Quando você corta o vídeo , é normal experimentar uma perda de qualidade insignificante ou significativa. Dependendo da ferramenta de cortevocê possui e o método de decodificação e codificação usado para cortar o vídeo ou fazer qualquer modificação, a qualidade do clipe modificado será degradada, a menos que você encontre um aplicativo que possa cortar o vídeo sem perda de qualidade . 

Esses aplicativos não decodificam as imagens durante o processo de edição e as recodificam durante a renderização. Em vez disso, eles adotam a abordagem de cópia de fluxo direto que permite cortar ou aparar os vídeos sem decodificá-los e recodificá-los.

Quais fatores determinam a qualidade do vídeo

Ao falar sobre qualidade de vídeo, há seis fatores principais que definem coletivamente o quão nítida ou áspera sua filmagem ficará na tela. Todos os 6 deles são discutidos abaixo:

Fator 1: Resolução

Como um vídeo é composto por várias imagens estáticas que aparecem sequencialmente na tela a uma velocidade determinada e consistente, o termo ‘resolução de vídeo’ é tecnicamente um mito.

É a resolução das imagens estáticas que definem a nitidez do seu vídeo. Por exemplo, se o fluxo de vídeo mostrar 30 imagens em um segundo e todas as fotos forem 1920p x 1080p, a resolução da filmagem será 1080p.

Fator 2: Taxa de quadros

Taxa de quadrosé a velocidade com que as imagens aparecem na tela em um determinado momento, idealmente um segundo. A unidade de taxa de quadros é FPS ou quadros por segundo. Para elaborar com um exemplo, um vídeo de 30fps exibe 30 imagens em um segundo.

Caso haja alguma inconsistência na velocidade de ocorrência das imagens, o clipe pode ficar com aspecto irregular e acabará sendo chamado de filmagem de má qualidade.

Fator 3: Taxa de bits

Este é o número de bits que são processados ​​em um segundo de um vídeo. Vale ressaltar que:

8 bits = 1 byte

1024 Bytes = 1 Kilobytes (KB) = 8 Kilobits (Kb)

1024 KB = 1 Megabytes (MB) = 8 Megabits (Mb) = 8192 Kilobits (Kb) = 8388608 Bits

Dito isto, tomando o exemplo de um vídeo 4K que geralmente tem uma taxa de bitsde 20Mbps processa 20971520 bits em cada segundo durante a reprodução.

Fator 4: Codec

Codec é uma palavra curta para ‘codificação’ e ‘decodificação’. Depois de terminar a edição, você deve escolher um codec que codifique a gravação com a máxima compactação possível. Um dos codecs mais populares é o H.264, que produz arquivos MP4. O H.264 também tem sua versão atualizada chamada H.265 que oferece uma melhor taxa de compactação, reduzindo ainda mais o tamanho do arquivo.

Fator 5: Modos de Controle de Taxa

O controle de taxa é um processo em que você define as taxas de bits de um vídeo. Por exemplo, se um clipe se destina a ser distribuído pela Internet onde o público-alvo pode ter largura de banda específica, o modo Constant Bitrate (CBR) seria bom. Por outro lado, se a largura de banda da Internet for decente ou o vídeo for reproduzido em um dispositivo local, o uso de taxa de bits variável (VBR) (com o limite mais alto definido) forneceria a melhor qualidade de imagem, pois a taxa de bits seria controlada automaticamente de acordo com aos movimentos do clipe.

Fator 6: Profundidade de bits

A profundidade de bits é o número de cores que cada quadro pode ter. Quanto maior a profundidade de bits, mais cores cada quadro terá e mais nítida e nítida a imagem ficará. Isso afeta diretamente a qualidade do vídeo, ou seja, quando várias fotos aparecerão na tela a cada segundo, de acordo com o FPS definido.

Veja também: Quantos Canais Criar para Ganhar Dinheiro com Vídeos Review no Youtube?

Como cortar vídeo sem perda de qualidade

Embora existam muitas ferramentas que permitem cortar ou aparar vídeos sem perda de qualidade, OFICIAL Wondershare Filmora Video Editor (Win)oferece o método mais simples para fazer o trabalho.

O software está disponível para plataformas Windows e Mac e possui um recurso integrado chamado Instant Cutter Tool que permite importar um vídeo de origem e editá-lo sem recodificação , mantendo assim a qualidade da imagem mesmo após cortar ou aparar a filmagem. O processo de edição de um vídeo sem perda de qualidade com o Wondershare Filmora é apresentado abaixo:

Passo 1: Acesse a Caixa de Cortador Instantâneo do Filmora

Inicie o Filmora em seu computador (Windows 10 para este exemplo), certifique-se de que o botão Mídia esteja selecionado à esquerda da barra de ferramentas padrão na parte superior, clique em Importar no canto superior esquerdo da janela Mídia e clique em Importar com Instantâneo Ferramenta Cutter para abrir a caixa Filmora Instant Cutter .

Etapa 2: importar vídeo de origem

No canto superior esquerdo da caixa, verifique se você está na guia Aparar , clique em Abrir arquivo no canto superior esquerdo e selecione e importe o vídeo que deseja editar.

Etapa 3: cortar o vídeo e exportar

Arraste as alças de corte do vídeo para dentro da Linha de tempo para cortar as seções do clipe que você não deseja, clique em Exportar no canto inferior direito, defina as preferências de saída na caixa Exportar que aparece e clique em OK para exportar o clipe modificado sem perder qualidade.

Além de cortar e cortar vídeos sem recodificação, você também pode mesclar vídeos sem recodificação.

Vá para a guia Mesclar no canto superior esquerdo da caixa, clique em Abrir arquivo e importe as filmagens que você deseja mesclar.

Em seguida, arraste as miniaturas no painel esquerdo para organizar a ordem dos clipes, clique em Exportar no canto inferior direito, defina as preferências de saída na caixa Exportar e clique em OK para mesclar e os clipes sem deterioração da qualidade.

Nota: Certifique-se de que todos os vídeos participantes foram gravados com a mesma câmera e que todos tenham a mesma resolução e framerate.

Extraido: quora

Deixe um Comentário