Vídeos no YouTube dão dinheiro simplesmente pela quantidade de visualizações?

Não é bem assim que funciona. Depende de uma série de fatores. Qualquer um que já tentou criar um blog ou coisa do tipo conhece o AdSense, a forma de monetização do Google a partir de propagandas. Você aplica para participar do AdSense e, dependendo da avaliação do Google, consegue colocar propagandas no seu blog, e conforme as pessoas clicam nelas, você é remunerado.

No Youtube (que é do Google), não é diferente. Existe uma função nos vídeos que é um ícone de dinheiro, que pode estar cinza, amarelo ou verde. Quando está cinza, é porque o criador escolheu não monetizar o vídeo em questão. Quando está verde, é porque o Youtube aceitou monetização nos vídeos, e seu vídeo poderá ter aquela propaganda do iFood ou do Rappi que todo mundo já cansou de ver, e você ganhará dinheiro com isso. Quando está amarelo, complica um pouco mais. O vídeo foi demonetizado.

O Youtube já se pronunciou dizendo que a desmonetização não interfere com quanto você pode ganhar com um vídeo. Existem vários vídeos (em inglês) explicando correlação da desmonetização com a performance de vídeos (vídeos demonetizados são menos favorecidos pelo algoritmo que mostra conteúdo para os usuários do site).

Antigamente, para conseguir colocar mais propagandas em um vídeo, bastava fazer o vídeo ficar cada vez mais longo, e dependendo do tamanho dele, você tinha um determinado número máximo de propagandas para colocar, que diretamente influenciava quanto você ganhava.

veja também: [OFICIAL] Youtube Vai Monetizar VÍDEOS SHORTS – Saiba os Requisitos

O tanto que um vídeo rende em dinheiro hoje depende também de quanto tempo a pessoa passou assistindo a propaganda. Se alguém pula uma propaganda de 15 segundos aos 5, vai dar menos dinheiro do que assistir a propaganda inteira. Por isso eu digo: se você gosta de um canal ou de um criador, assista as propagandas inteiras. Ainda é melhor que televisão.

Mas isso não é o fim!

Caso seu vídeo for demonetizado, o que tem bastante chance de acontecer, você tem chance de recorrer a essa decisão ao Youtube, mas isso vai acontecer no período em que seu vídeo teoricamente terá mais visualizações (se você já tiver uma audiência, nas primeiras horas/primeiros dias), e todo o dinheiro das propagandas que as pessoas virem nesse período não vão para você, e sim para o próprio Youtube (na verdade não tenho certeza disso, só sei que o criador não ganha dinheiro, então suponho que vá para o Youtube).

 

Deixe um Comentário