Trabalhar com Criação de Sites: 5 Dicas Essenciais para ter Sucesso

Trabalhar com criação de site para empresas é uma tarefa muito interessante. Por um lado, tem um retorno financeiro considerável e uma bom mercado atualmente. Por outro, exige muito do profissional e somente quem tem o perfil certo consegue ter sucesso na área.

Para se ter uma ideia, em 2015 havia mais de 1 bilhão de sites diferentes na Internet. Hoje em dia, no entanto, esse número deve ser muito maior do que isso.

Existem muitos usos para um site empresarial atualmente. Um dos mais comuns é a criação de uma loja virtual, mas as empresas podem montar blogs para o Marketing de Conteúdo ou simplesmente conseguir novos clientes pelo Google.

Para se ter uma ideia, atualmente o Google tem mais de 100 bilhões de buscas mensais. Na prática, isso significa que 80 mil pessoas fazem uma pesquisa por segundo no buscador. Desde que você começou a ler este artigo, já foram quase 1 milhão de pesquisas.

Por isso, há um grande fluxo de clientes para quem quer trabalhar com criação de sites. Mas como ter sucesso na área? Siga a leitura para saber mais!

1. Comunicação é uma habilidade essencial ao trabalhar com criação de sites

Na sua opinião, qual é a maior habilidade que um profissional da criação de sites precisa ter? Programação? Talvez criatividade? Na verdade, é a capacidade de comunicação.

Isso acontece porque criar um site é uma espécie de telepatia. Isso porque o cliente tem uma visão muito específica do que ele quer no site dele. No entanto, é preciso tirar essa visão da cabeça da pessoa e colocá-la na tela do computador.

Para fazer isso, é necessário ser um excelente comunicador. Não necessariamente alguém extrovertido e que faça piadas, mas sim alguém capaz de entender o que o cliente diz e poder comunicar ao cliente o que será feito.

Por exemplo, quando o cliente pedir por um site “Com um menu assim e com as imagens aparecendo, depois alguns quadrados embaixo e as redes sociais”, o profissional precisa entender que ele quer um menu horizontal, um rotativo com imagens específicas, uma listagem de posts e um widget de redes sociais na lateral.

Caso haja alguma dúvida, é essencial saber perguntar para poder esclarecer o briefing e conseguir entregar os melhores resultados.

RECOMENDADO: UOL Meu Negócio | Traga o seu Negócio para o Mundo Online

2. É essencial estar antenado com as principais tendências do setor

Há algum tempo atrás, todos os sites tinham um rotativo com posts mais recentes no topo, seguidos de uma listagem lateral e então uma que pegava toda a largura horizontal da página.

Hoje, essa não é mais a tendência, ainda que alguns elementos permaneçam. Ainda mais antigamente, a moda era construir sites em um sistema de listagem quase infinita (mas com paginação). Depois de um tempo, isso saiu de moda, mas a listagem infinita voltou com tudo agora, especialmente em sites de notícias.

Isso mostra que, como em praticamente todas as áreas, é essencial que um profissional que queira trabalhar com criação de sites tenha conhecimento das principais tendências do setor.

3. Capacidade de programar de maneira limpa e organizada

Existem praticamente 200 fatores que são considerados pelos algoritmos do Google para determinar quem fica em primeiro lugar e quem não fica nos resultados de pesquisas do buscador.

Desses fatores, muitos estão conectados com a velocidade de carregamento da página, experiência do usuário, organização do conteúdo e navegabilidade. Portanto, muitos fatores têm a ver com a qualidade e organização do código do site.

Dessa forma, é essencial aprender como programar de maneira limpa e organizada, essencialmente usando comentários para poder não se perder no próprio código. Lembre-se de que se for necessário fazer alguma manutenção no site, você precisará voltar e ler todo o seu código.

4. Aprender por conta própria é essencial para um profissional da área

A Internet evolui muito rapidamente. Parece que foi ontem que o HTML5 saiu, mas isso já faz 6 anos. Nesse meio tempo, muita coisa nova foi publicada, novos sistemas e tendências lançados.

Quem acha que o que foi aprendido na faculdade é o suficiente para se manter no mercado, está errado. É essencial dominar as técnicas mais recentes e seguir estudando por conta própria para poder evoluir cada vez mais.

5. Trabalhar em equipe é muito importante para quem é da área

Suponha que você não seja um criador de sites freelancer, mas sim que trabalhe com uma equipe em uma agência ou em uma empresa de grande porte. Nesse ambiente, você precisará trabalhar com vários profissionais e, assim, terá de dialogar com eles.

Talvez eles sejam da mesma área que você. Por exemplo, programadores ou designers. Talvez sejam de áreas diferentes. Será necessário entender as demandas de um lado e os limites do outro.

Por isso, é importante saber como trabalhar em equipe para poder entregar o melhor resultado possível. Afinal, esse é o objetivo de cada projeto.

E aí, aprendeu algumas das principais dicas para quem quer trabalhar com criação de sites? Você tem vontade de ser programador, designer ou um misto dos dois? Comente abaixo!

Veja Também: Como Montar uma Loja Virtual no UOL com a VirtUOL? Funciona Mesmo?

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: