Qual foi o país mais sujo que você já visitou?
Do que você acha que essa foto é?
Parecem casas de favela, né? E deve ser o depósito de lixo.
Acredite ou não, é um rio.
Se você olhar de perto, verá que o lixo está flutuando na água. É o rio Pasig nas Filipinas. Pasig, o maior lago das Filipinas, flui aproximadamente 25 quilômetros (16 milhas) da Baía de Manila até Lagun de Bay. O problema é que ela atravessa a cidade mais populosa do planeta, Manila, e por isso se tornou um lixão local.
Após a Segunda Guerra Mundial, quando a população da cidade explodiu, o rio foi usado para despejar lixo industrial, lixo doméstico, esgoto e quase tudo que você possa imaginar. Na década de 1990, Pasig foi considerado biologicamente morto, o que significa que não poderia mais suportar qualquer vida aquática devido aos baixos níveis de oxigênio.
Mas nossa história não termina aqui.
A imagem à direita é o rio Pasig hoje. Desde 2008, o Banco Asiático de Desenvolvimento e o governo filipino tomaram a iniciativa de reabilitar o rio. O programa exigia reunir a população da cidade, vários órgãos governamentais e especialistas em meio ambiente.
Os próprios filipinos se esgotaram em número, nem mesmo esperando ver o AFDB e, lentamente, o Dead River começou a voltar à vida. No ano passado, o rio ganhou o Asian River Award por sua “beleza” e “utilidade”.
Pasig River ganhou o primeiro prêmio Asia Riverprise.
Isso é tudo que eu sei
Fonte: Anjali Shah
Deixe um Comentário