Plano de Negócios: O que é e qual sua importância?

Montar uma empresa sem ter um plano de negócios é como se perder na mata sem contar com uma bússola.

A estruturação de uma empresa em sua abertura é algo essencial para evitar acontecer o que vem ocorre com muitas no Brasil: fechar as portas devido a prejuízos.

Um plano de negócios te ajuda a se manter firme no mercado e também ajuda a garantir que seu negócio se desenvolva.

Mas o que é um plano de negócios? E quais informações há nele que o tornam tão essencial?

É sobre isso que falaremos hoje.

O que é um Plano de Negócios?

Um plano de negócios é uma ferramenta essencial para quem deseja empreender, seja com uma empresa que tua no meio online ou offline.

Nesse documento constam todas as informações necessárias para nortear um empresário ou empreendedor. Ele delimita e ajuda na definição de qual modelo de negócio uma empresa ou empreendimento deve adotar.

Pode, então, ser vista como uma ferramenta gerencial e que ajuda na tomada de decisões assertivas. Decisões essas que impactarão na criação, manutenção e crescimento do negócio.

Marketing, investimentos, etc., os objetivos do seu negócio estarão descritos nele e os caminhos que você pode percorrer. Logo, esse documento não apenas servirá para a tomada de decisões no começo da empresa, mais ao longo da existência dela ele será uma referência.

Por exemplo: por meio dele é possível saber quais áreas, estratégias, plataformas, canais, etc., gerarão mais resultados para o seu negócio.

Porque um plano de negócios é importante para você?

A lista da importância de um plano de negócios é vasta. E a primeira grande vantagem é que ele te ajuda a conquistar seu espaço num mercado cada vez mais competitivo.

Outra vantagem de elaborar um plano de negócios é que você terá uma visão global do seu negócio. Pois para elaborar esse documento é preciso conhecer a fundo a sua empresa. E, nisso, pode também ver se a ideia é ou não é viável, se o negócio é ou não viável.

E esse é um dos grandes benefícios do plano de negócios: oferecer uma visão realista. Pode ser que uma ideia pareça promissora, mas ao criar o plano de negócios ela pode se mostrar inviável.

O plano de negócios é também um documento essencial para apresentar aos investidores ou sócios. Pois é através dele que essas pessoas conseguem entender como o seu negócio funciona, quais as vantagens de investir nele e como ele está estruturado.

E você sabia também que pode usar esse documento para te ajudar a conseguir financiamento? Muitos empresários e empreendedores tem o crédito negado devido a não contarem com um plano desses bem elaborado.

Dicas de como elaborar um plano de negócios

Foi-se o tempo em que esse documento tinha que, quase que obrigatoriamente, possui 30 a 40 páginas. O seu plano de negócios precisa ser o maus enxuto e objetivo possível.

Aqui reunimos algumas dicas simples, porém muito importantes de como elaborar um plano de negócios.

E a primeira coisa a se fazer é pesquisar a fundo sobre o negócio:

  1. Qual o objetivo dele?
  2. O que vende?
  3. Com quais canais de venda trabalhará?
  4. É um negócio online ou offline?
  5. Quem são seus clientes?
  6. O que seu produto ou serviço tem de diferente?
  7. Qual sua oferta de valor?
  8. Como será seu relacionamento com os clientes (redes sociais, blog)?

O próximo passo é fazer uma pesquisa dos concorrentes. Isso te ajudará a entender como eles operam e quais seus pontos fortes e pontos fracos. Isso pode, inclusive, te ajudar a destacar seu negócio.

Por fim, deixamos como dica aqui que você faça uso de ferramentas para elaborar um modelo de plano de negócios eficiente.

A exemplo disso temos a ferramenta lean canvas, ela tem foco em especulações que precisam ser validadas no começo de um negócio.

Existem modelos de plano de negócios pronto, mas o ideal é que o seu seja elaborado de forma exclusiva, com as necessidades do seu negócio. Mas você pode usar esses modelos como base.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE COMO CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS PASSO A PASSO

1 Comentário

  1. Pingback: dicas para se tornar um empresário de sucesso - BIVA DIGITAL

Deixe um Comentário