O que são Negócios Sociais?

Você quer saber o que são negócios sociais? Se sim, nós iremos te mostrar o que é e quais problemas estes negócios se propõe a resolver.

Como você verá neste artigo, diferentemente das empresas tradicionais do mercado, o principal objetivo de um negócio social é transformar um problema real da sociedade em uma oportunidade.

Além do impacto positivo que negócios sociais podem proporcionar, empresas que utilizam a temática de sustentabilidade e responsabilidade social tendem a ter suas marcas mais valorizadas e com maior relevância para sociedade. 

Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre esse modelo de negócio e também a sua importância.

Veja também: Como ganhar dinheiro com YouTube

O que são negócios sociais?

Trata-se de um tipo de negócio criado com base em um propósito principal: buscar a solução para um problema ambiental ou social.

Infelizmente, sinais de desequilíbrio em nossa sociedade são cada vez mais visíveis. A percepção de que é preciso mudar é conhecida por todos. E por conta dessa necessidade tão aparente, muitas pessoas tendem a se engajar muito mais com marcas que tenham responsabilidade social.

Sendo assim, empresas sociais entram para solucionar problemas sociais conhecidos e fazem o uso de estratégias, produtos ou serviços inovadores para alcançar seus objetivos.

Além disso, essas empresas conseguem ter o impacto positivo de sua marca e elas sempre estão onde as pessoas mais precisam. 

Essa característica é algo que faz parte desse tipo de negócio, pois é preciso encontrar regiões e populações que precisam de intervenção.

É importante haver abertura para solução de determinado problema, porque caso contrário, não existe motivo para a sua criação.

Entretanto, um negócio social não funciona completamente diferente de uma empresa tradicional. Ele, como qualquer outro tipo de negócio, também precisa gerar lucro.

A importância dos negócios sociais

Os negócios sociais são importantes em diversos aspectos devido a sua capacidade de mudar ambientes locais e globais, fazendo a diferença para as pessoas através do seu trabalho.

Por conta da sua missão social, um negócio social é capaz de desenvolver localizações e também alcançar a sustentabilidade financeira.

As suas principais vantagens são:

  • O capital e o esforço investido geram lucro e eles podem ser aplicados em outros negócios sociais;
  • Com ele, é criado por meio de um propositivo o negócio consegue libertar o potencial criativo das pessoas.
  • Não depende de ONGs para criar um ciclo de impacto positivo e para gerar renda para o seu trabalho. Portanto, negócios sociais são auto-sustentáveis.

Por esses motivos, esses negócios se tornam fundamentais para o desenvolvimento de diversas localidades.

Como os negócios sociais funcionam?

Como você já deve saber, a criação de um negócio social é algo desafiador desde seu início. Embora importante para qualquer negócio, o lucro não é a principal variável e sim, o potencial de transformação que o negócio consegue alcançar.

Observe alguns modelos de negócios e como eles funcionam:

Emprego

Amplia as oportunidades da vida dos trabalhadores. Também tem como objetivo oferecer salários justos, além do desenvolvimento de habilidades e treinamentos para seus próprios funcionários.

Funcionários também são incentivados a fazerem treinamentos de acordo com seus interesses. Por exemplo, se um funcionário tem interesse em se especializar na área de desenvolvimento de sites, a empresa poderá investir em um curso de criação de sites.

Intermediário de mercado

O objetivo desse negócio é fazer a intermediação ou distribuição em um mercado expandido.

Compensação cruzada

Esse tipo de negócio é um grupo de consumidores que auxiliam na aquisição de serviços ou produtos por outras pessoas. 

Uma parte do lucro pode ser utilizado para apoiar outra causa, por exemplo, ajudar crianças carentes em um determinado estado ou país.

Apoio independente

É um negócio com o objetivo social de fazer a entrega de um produto ou serviço para o mercado externo, diferente dos beneficiários. Os seus fundos são utilizados para auxiliar programas sociais externos.

Cooperativa

São negócios criados pelos próprios membros. O serviço também pode ser utilizado pelos próprios funcionários, como um serviço de telefonia.

Conclusão

Sem dúvida, a sociedade moderna enfrenta diversos desafios. E todos nós sabemos que é preciso nos esforçar para que tenhamos uma sociedade mais igualitária para todos. 

É com essa necessidade que surgem os negócios sociais.

Os negócios sociais têm como alvo gerar impacto social, sendo o lucro uma consequência e não o principal objetivo. 

Contudo, como qualquer outro negócio, para que consigam se sustentar eles possuem atividades que geram receitas como serviços e produtos.

Esse tipo de negócio basicamente busca se sustentar financeiramente em pequeno, médio e longo prazo, seguindo os seus objetivos.

O lucro resultante das suas ações acaba sendo utilizado na própria organização para manter e/ou acelerar o seu crescimento.

Além do potencial positivo que negócios sociais deixam no mundo, há também diversas marcas dispostas a investir nessas causas.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais favoritas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: