O que é um software ERP? – Definição e Funcionamento do sistema!

O que é um software ERP? Você seguiu as estratégias de marketing mais adequadas, criou campanhas de email marketing que trouxeram receitas estratosféricas e otimizou a experiência do cliente. Agora seu negócio cresceu e alguém o aconselhou a começar a usar o software ERP.

Mas o que é, e o que é exatamente? À medida que seu negócio crescer, você pode chegar a um ponto em que uma simples planilha não consegue mais acompanhar todos os aspectos de gerenciamento do seu negócio. É aí que entra o sistema de gerenciamento de ERP.

Neste artigo, você descobrirá exatamente o que significa um software ERP, como esses softwares funcionam e o que eles podem fazer pelo seu negócio. 

Dessa forma, se você decidir que é hora de usar um software de gestão para o seu negócio, já saberá por onde começar. Portanto, caso queira saber o que é um software ERP, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Veja também: 3 Sites que você PRECISA CONHECER antes da Black Friday

O que é um software ERP?

Mas afinal, o que é um software ERP? Quando se trata de novas tecnologias e software, é fácil ficar com medo, mas não tenha. Embora possa parecer uma façanha impossível, garantimos que entender o que são esses softwares e como eles funcionam realmente vale a pena.

Então, o que é este ERP? Um software ERP é um aplicativo que automatiza processos de negócios, oferece dados e controle interno, trabalhando com um banco de dados central que coleta informações dos diversos departamentos do negócio (produção, vendas, marketing, recursos humanos, etc.).

É, portanto, um tipo de software que as empresas utilizam para gerenciar as atividades de seus negócios. A maioria das empresas usa sistemas financeiros e operacionais para gerenciar seus negócios, mas geralmente esses sistemas são limitados aos processos de negócios do dia a dia e não são adequados para apoiar o crescimento dos negócios.

O software ERP possui uma tecnologia que permite que as empresas tenham uma visão 360 graus de todos os elementos e funções que afetam seus negócios. Eles coletam dados de todos os setores de uma empresa, eliminam o excesso de dados, sincronizam todas as atividades do negócio e acompanham cada processo.

Portanto, é fácil entender a importância desses sistemas de gestão. Depois de entender o potencial deles e a enorme diferença que eles podem fazer para o seu negócio, você verá que o software ERP parecerá muito menos complicado do que você pensava. Mas o que significa essa sigla?

O que significa ERP?

ERP significa “Enterprise Resource Planning”, que podemos traduzir literalmente para “Planejamento de Recursos Empresariais”. 

Esta sigla se refere ao conjunto de softwares utilizados pelas empresas para gerenciar todas as atividades do negócio, desde a contabilidade até a gestão de projetos, das finanças aos recursos humanos.

O termo começou a se difundir no início dos anos 90, para indicar um tipo de software com determinados requisitos, como o gerenciamento de vários departamentos ou a padronização das funções do negócio.

A primeira versão de um software ERP foi criada para conectar a área contábil e a área de logística das empresas. Na prática, abastecimento e armazém.

Claramente, com o passar dos anos e o aumento das tecnologias à disposição das empresas, esses softwares de gestão evoluíram e passaram a abranger todo o mercado e se tornar, e hoje, temos softwares de gestão extremamente complexos e eficientes. Então, como o software ERP funciona?

Como funciona um sistema ERP?

O software ERP otimiza todos os processos de negócios. Consequentemente, todas as informações relacionadas ao negócio devem ser gratuitas e acessíveis a todos os departamentos.

O princípio de funcionamento do software de gestão ERP é, na verdade, a capacidade de centralizar os dados de todas as atividades da empresa para organizá-los em um único banco de dados. Um software ERP consiste em três seções principais:

  • Suite: a estrutura do software, que é o conjunto de todas as informações configuradas e organizadas de acordo com as necessidades pessoais do negócio;
  • Módulos: o software que gerencia os diferentes aspectos da empresa. Cada ERP terá módulos diferentes com base nos fatores que precisam ser analisados (produção, finanças, armazém, etc.);
  • Funções: as operações que os usuários do software podem realizar dentro dos vários módulos.

As vantagens do ERP para o seu negócio

Neste ponto você já deve ter entendido que um software de gestão ERP permite organizar tudo relacionado a dados, departamentos, fluxos de trabalho ou, mais geralmente, a gestão do seu negócio, em um único banco de dados.

Mas uma melhor organização das informações não é o único benefício que um software ERP pode trazer para o seu negócio. Então, quais são as principais vantagens do software de gestão ERP?

  • Melhor organização, com informações fornecidas em tempo real por relatórios detalhados;
  • Redução de custos operacionais, graças à simplificação dos processos de negócios e gestão uniforme dos sistemas;
  • Maior eficiência da gestão empresarial graças à uniformidade de armazenamento e gestão de dados;
  • Infraestrutura homogênea para todas as atividades empresariais;
  • Redução dos riscos do negócio graças a um maior controle e uma imagem mais clara e detalhada da situação.

Este foi o nosso guia sobre o que é um software ERP, como funciona e suas principais vantagens. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo que vamos responder. Até a próxima!

Deixe um Comentário