O que é Call to Action (CTA) (CHAMADAS PARA AÇÃO)

Saber o que é Call to Action (CTA) e como utilizar é um fundamental para quem trabalha com marketing.

O que é Call to Action (CTA) ou Chamadas para Ação

O CTA é um dos principais elementos de uma campanha de marketing sempre presente em anúncios, páginas de captura, e-mails, posts e entre outros recursos, podendo ser em forma de botão ou em texto.

Apesar de fazer parte das estratégias a CTA não pode ser inserida de forma aleatória.

Para que ela consiga ser eficaz é necessário primeiramente criar uma persona, para que assim fique mais fácil se comunicar com os usuários e gerar a conversão desejada.

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O que é Call to Action (CTA)?

O Call to Action em português significa Chamada para ação, essa estratégia é utilizada para influenciar nas decisões dos seus visitantes fazendo com que eles realizam alguma ação específica.  Alguns exemplos de chamada para ação:

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Ao incluir essas chamadas nas estratégias de marketing e principalmente no design no seu site, você deixa claro para os seus visitantes qual o melhor caminho para encontrar a solução que buscam.

Por que a Call to Action é importante?

Nas estratégias de marketing o CTA é fundamental para gerar conversões.

A chamada para ação é importante para o usuário tome alguma ação através desse recurso.

Sem esse convite fica impossível fazer com que o seu potencial cliente realize a ação que você deseja.

E mesmo quando o usuário possui alguma noção sobre a estratégia utilizada, essa chamada faz com que ele saiba que está fazendo a coisa certa.

Por exemplo, se você deseja utilizar e-book como Isca digital para sua estratégia é fundamental que deixe claro o que o usuário precisa fazer, sendo assim, a chamada para ação pode ser feita de duas maneiras:

  • Crie um texto convidativo, curto e objetivo, incentivando o usuário a clicar em determinado link.
  • Insira uma imagem ilustrativa em meio ao texto, deixando o espaço para o usuário inserir o seu e-mail para receber o material.

Se o convite da CTA não estiver claro o suficiente para conduzir o usuário, a conversão pode não ser eficiente.

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Quais são os tipos de Call to Action?

Existem diversos tipos de chamada para ação e cada um deles funciona com objetivo de conduzir o usuário a realizar uma ação. Nesse sentindo, os CTAs podem ser:

  • Botão

Os botões também são utilizados nas estratégias e eles são uma maneira destacar uma chamada para ação.

  • Banner

Os banners também são estratégicos para fazer com que o usuário tome alguma ação. Para isso, ele pode ser utilizado no seu site ou nas redes sociais.

  • Texto

As chamada para ação no formato de texto geralmente aparecem no fechamento de um post, quando o convite para ação se torna mais claro para o usuário.

  • Links em textos

A chamada para ação em texto geralmente aparece no texto, mas com uma linguagem mais persuasiva.

Onde colocar a Call to Action?

Agora que você sabe quais são os principais formatos utilizados para chamada para ação, conheça agora os locais estratégicos para posicionar a sua chamada para ação.

  • Home do site
  • Páginas do site
  • E-mail marketing
  • Página de Captura (Landing Pages)
  • Anúncios
  • Artigos do blog

Esses são os locais que você pode criar uma chamada para ação para convencer o seu público.

Como usar a Call to Action na estratégia de marketing?

O objetivo da chamada para ação é convencer os usuários a tomar alguma decisão relacionada ao seu produto ou serviço.

Porém, para fazer a chamada ideal é preciso que você saiba exatamente o estado em que o  potencial cliente se encontra no funil de vendas. Assim você conseguirá encontrar o conteúdo ideal para qualificar cada cliente.

O cliente que está no topo do final de vendas, no momento da atração ainda não está pronto para receber os mesmos conteúdos que estão enviados para quem está no fundo do funil.

Para os clientes que estão no topo do funil evite enviar conteúdos publicitários. Nesse primeiro momento envie materiais educativos como posts do seu blog, infográficos e entre outros.

Os clientes que estão no meio do funil de vendas já sabe quem possuem um problema e querem saber como resolvê-lo.

 Então você deve ajudar essas pessoas oferecendo conteúdos relevantes para chamar a atenção desse público.

Já para o final do funil para convencer os clientes a tomarem a decisão de comprar o seu produto ou serviço você deve enviar depoimentos, vídeos e entre outros materiais que ajudem a convencer o cliente a comprar.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Call to Action não deixe de aplicá-la nas suas estratégias de marketing para gerar conversão.

As CTAs conseguem mudar completamente a maneira que os usuários interagem com seu site.

Por isso, verifique o que se aplica melhor para sua estratégia para que ela consiga alcançar a conversão desejada.

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