O Poder do Youtube

O que é o Youtube?

Todo mundo só fala dele e a cada dia que passa nascem novas celebridades por lá e pessoas curiosas em saber como elas conquistaram milhões de espectadores e de cifras na conta bancária.

Mas se você ainda está por fora dessa rede e não sabe o que é temos uma explicação simples: o YouTube é um site que permite aos seus usuários carregarem e compartilharem videos dos mais variados temas em formato digital.

Ele utiliza dos formatos Adobe Flash e HTML6 para disponibilizar o seu conteúdo e é o mais popular site do gênero, já que nele as pessoas hospedam os mais diferentes tipos de conteúdo, com exceção de materiais protegidos por direitos autorais, mais conhecido na internet como copyright.

Veja Também: CURSO GRÁTIS PARA APENDER A GANHAR DINHEIRO NO YOUTUBE

A CRIAÇÃO DE UM IMPÉRIO

O YouTube já faz parte do dia a dia de milhares de pessoas há tanto tempo que é difícil acreditar que ele surgiu há “tão pouco tempo”.

Mas foi em 2005, após os jovens Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, na época com 25 e 26 anos respectivamente, passarem por uma situação complicada que a rede de videos mais famosa do mundo nasceu.

Eles estavam em um jantar no qual produziram alguns vídeos e, no dia seguinte, tinham a missão de compartilhá-los com os amigos. O problema é que eles não conseguiam enviar esses arquivos por e-mail e começaram a pensar em uma forma de fazer isso de uma maneira mais rápida.

Os jovens, que trabalhavam na PayPal – empresa de pagamento e transferência de dinheiro via internet -, começaram, então, a desenvolver a rede de vídeos. O domínio youtube.com foi registrado em fevereiro de 2005, mas ele recebeu o seu primeiro vídeo em abril.

Com o titulo “Me At The Zoo” (em português “eu no zoológico), o vídeo é de um dos criadores da rede, Jawed Karim, e foi ao ar no dia 23 de abril de 2005. A obra não é nada parecida com as atuais superproduções que podemos encontrar no YouTube, era apenas um vídeo de teste, um dia comum no zoológico.

Atualmente, ele já conta com mais de 30 milhões de visualizações. Se você quer assistir, pode encontra-lo neste link: http://bit.ly/1ddZLsM.

A versão beta do YouTube foi lançada um pouquinho depois, em dezembro de 2005, e a invenção deu muito mais do que certo. Para se ter ideia, na data de estreia, o site tinha uma média de 8 milhões de videos visualizados por dia.

Tanto sucesso fez uma das empresas mais poderosas do mundo vê-lo como uma mina de ouro. E quase dois anos após a criação, o YouTube foi comprado por US$ 1,65 bilhão pelo Google, o que o tornou uma das maiores aquisições da empresa.

Mesmo bilionários, os fundadores do site de vídeo continuaram trabalhando em sua criação na sede em San Bruno, na Califórnia.

Veja Também: Curso Ranqueamento de Vídeos no Youtube → PULO DO GATO

CONFIGURAÇÕES ATUALIZADAS

O que começou de uma forma simples precisou ser aperfeiçoado ao longo dos anos. Com um número cada vez maior de pessoas entrando na rede com videos ainda mais profissionais, foi necessário fazer alguns ajustes.

Um deles foi tornar possível a visualização de um vídeo em Widescreen, que é o aumento na largura do player. Outra, que foi um grande avanço da tecnologia, foi a transmissão em HD – High Definition.

O mais legal é que o site deu a possibilidade de os seus usuários escolherem se queriam assistir em uma resolução maior ou não, dando-lhes a opção de economizar banda larga. As transmissões em stream também revolucionaram a rede de vídeos.

Quem poderia imaginar que anos mais tarde seria possível assistir ao show do seu artista favorito sem sair de casa? Ou a um a palestra ou curso em qualquer lugar do mundo?

Isso sem contar as playlists que podem ser criadas, o painel, a organização dos vídeos, a interatividade que aumenta a cada ano, e a organização de workshops para os seus usuários a fim de que eles produzam conteúdos cada vez melhores e com mais tecnologia.

Enfim, tudo tem sido feito para atrair ainda mais usuários e fazer com que a sua experiência seja cada vez mais intuitiva, prazerosa e por que não, rentável?

Afinal, de uma rede social para o compartilhamento de vídeos entre amigos, o YouTube virou uma grande rede de “empregos”, dando a oportunidade de cada vez mais pessoas tirarem o seu sustento da plataforma.

Ficou interessado? Falaremos mais sobre todas as possibilidades da rede de vídeos nos próximos artigos.

Quer Aprender a Ganhar Dinheiro no Youtube?

CRESCIMENTO CONSTANTE

Uma curiosidade é que, em 2010, cinco anos após a sua criação, o YouTube já transmitia em HD e passou de 8 milhões de videos visualizados por dia, para 2 bilhões.

Para entender melhor, este número foi comparado a audiência das três maiores emissoras de TV dos Estados Unidos. Se juntassem as três, o YouTube ainda teria mais audiência. Dá para acreditar?

Mas, mesmo assim, no aniversário de cinco anos de sua invenção, foi divulgado que até então o site não havia trazido lucro para os seus proprietários. Porém, isso foi questão de tempo, porque os números foram aumentando.

Em 2013, o site Business Insider divulgou uma lista com os vinte maiores sites do mundo com base em um estudo da consultoria norte-americana ComScore.

 Em pesquisa realizada recentemente, 95% dos usuários da internet já utilizam o Youtube.

Clique aqui e Aprenda a Ganhar Dinheiro na Internet através do Youtube

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: