Dicas para Evitar Acidentes Domésticos Durante a Quarentena do Coronavírus

Tudo o que a gente não precisa nesses tempos de confinamento em função da pandemia do novo coronavírus é, além de termos que nos preocupar com o vírus, ainda ter que encarar acidentes domésticos.

Mas, justamente, por ficarmos em casa o tempo todo, os acidentes domésticos aumentaram significativamente, o que vem preocupando as autoridades, já que os hospitais estão lotados e não são aconselháveis nesses tempos de contágio.

Nesse sentido, é fundamental e urgente redobrar os cuidados com tudo que possa representar risco de acidentes dentro de casa e, assim, garantir a sua segurança e de toda a família.

E para ajudar a identificar esses possíveis riscos e ajudar a se manter protegido, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para prevenir acidentes domésticos. 

Cuidado com álcool em gel

Embora tenha virado sonho de consumo por causa da pandemia do coronavírus, o álcool em gel também pode ser bem perigoso, pois, tal como o álcool líquido, ele também é altamente inflamável, só que disfarçado de inocente.

Ou seja, o álcool em gel também deve ficar bem longe da cozinha e fora do alcance das crianças.

É preciso entender que a melhor forma de higienizar, para evitar o contágio do coronavírus, ainda é por meio de água e sabão e, a limpeza das mãos em casa, principalmente, na cozinha, deve ser feita apenas com água e detergente.

E na hora de limpar o ambiente, a dica é usar produtos desengordurantes específicos para a higienização do local. 

Veja Também: PedalGel Funciona Mesmo Novo Totem para Álcool Gel

Atenção ao usar facas e outros utensílios

Sem dúvida, a cozinha é o local mais perigoso da casa, ela oferece riscos de toda a natureza. Por isso, é preciso toda atenção ao usar os utensílios de cozinha. Caso não saiba manuseá-los corretamente, não use.

E como agora as pessoas passam mais tempo em casa por causa do isolamento devido ao coronavírus os riscos aumentam.

Com essa onda de programas de chefs de cozinha, por exemplo, todo mundo passou a se sentir um expert nessa área. Assim, em muitas casas podemos ver facas de diferentes tipos, geralmente, usadas pelos renomados chefs mas que em nossa rotina gastronômica não fazem a menor falta e representam um enorme perigo.

Assim, prefira usar as facas com as quais já está acostumado manusear.

Todo cuidado é pouco, também, com panela de pressão, principalmente, se tiver criança em casa. Se não souber como usar, é melhor evitar, pois elas podem ter o mesmo efeito de uma bomba.

Deixe sempre os cabos da panela virados para dentro do fogão, essa simples atitude pode evitar grandes acidentes.

Nunca esqueça que faca, fogão, panela, forno e ralador podem se transformar em sérios riscos e que crianças são rápidas e altamente criativas.

Cuidado onde pisa

A queda é um dos principais acidentes domésticos, e tapetes, pisos lisos ou molhados, pequenos degraus, tudo isso pode representar riscos.

Assim, todo cuidado é pouco com banheiros e áreas de serviço.

Por isso, para evitar esses riscos, prevenir acidentes, procure adaptar o ambiente para as pessoas que usam.

Evite subir em bancos ou escadas

Se você costuma usar um determinado item com frequência, procure deixá-lo mais a mão. Evite armazená-lo em locais onde precisará recorrer a cadeiras, bancos ou escadinhas para pegá-lo.

E no caso de precisar pegar algo no alto, peça a ajuda de alguém. 

Cuidado com tomadas

E, claro, em nossas dicas de cuidados as tomadas não poderiam ficar de fora.

A dica fica por conta de nunca utilizar equipamentos de 20A em tomadas para 10A, isso pode causar um incêndio, assim como, jamais deixe celulares e laptops ligados à energia por muito tempo, principalmente ao dormir, já que também representa um sério risco de incêndio. 

Atenção com cheiro de gás

Um dos maiores riscos, sem dúvida, é em relação ao gás, sendo fundamental ficar sempre atento aos possíveis cheiros de gás, já que pode ser sinal de vazamento

Para evitar esse risco, mantenha sempre a válvula do botijão de gás fechada para que o GLP não escape para o ambiente.

E, na dúvida, se há vazamento ou não, a dica é não ligar qualquer equipamento eletrônico, nem celular, nem telefone fixo dentro de casa, e procurar abrir janela e portas para ventilar, e claro, desligar o registro para dissipar esse gás no ambiente, evitando explosão.

No mais, saia imediatamente do local e entre em contato com a distribuidora de gás e, em casos mais graves, chame os bombeiros pelo número 193. 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: