Como usar o Marketing de Busca para Conseguir mais Clientes
Se você quer ter uma presença online e vender mais pela Internet, precisa aprender como usar o marketing de busca a seu favor. Afinal, essa é uma das principais opções para conseguir mais clientes no momento.
Atualmente, a pandemia do novo coronavírus impede o funcionamento normal do comércio e de empresas no Brasil inteiro. Mesmo que você queira abrir as portas normalmente, o público não sairá de casa em grandes números até conseguir mais segurança de que está tudo certo para sair.
Por isso, a expectativa é que as vendas de ecommerce no Brasil subam bastante e cheguem a R$100 bi em 2020. Afinal, quem não puder comprar pessoalmente, fará a compra pela Internet.
E o Google é a principal fonte de tráfego nesse sentido. Mensalmente, são mais de 100 bilhões de pesquisas no buscador.
Como você pode usar tudo isso a seu favor? De que maneira agir para que o marketing de busca traga mais clientes?
É o que veremos a seguir. Portanto, siga a leitura!
Veja Também: Criar Canal do Youtube para Ganhar Dinheiro com Adsense Vale a Pena?
Construa uma boa autoridade para usar o marketing de busca
Os algoritmos do Google usam uma série de fatores para poder definir qual página aparecerá em primeiro lugar quando um usuário faz uma busca. No geral, o buscador quer entender quem tem mais autoridade para falar sobre o assunto e quem entrega a melhor resposta.
Por isso, um dos primeiros passos para conseguir usar o marketing de busca de maneira bem-sucedida é investir em construir uma boa autoridade no Google. Existem várias formas de fazer isso, mas 3 ações são as mais recomendadas.
A primeira delas é ter uma boa campanha de link building. O site Guest Posts pode ajudar nisso, uma vez que facilita a maneira como você pode receber links de parceiros e sites grandes na sua área.
Quanto mais links você receber, mais será reconhecido como uma autoridade pelo Google.
A segunda ação é ao investir em uma boa assessoria de imprensa. Ter pautas publicadas em grandes portais de notícia e ser citado como especialista em conteúdos jornalísticos faz com que o Google perceba que o seu conteúdo é de alta qualidade.
Por fim, a terceira ação é ter uma estratégia de engajamento robusta nas redes sociais. O Google monitora esse tipo de coisa e reconhece quando a sua marca é citada nas mídias sociais. Quanto maior o engajamento por lá, melhor a sua autoridade e ranqueamento.
Trabalhe com o Marketing de Conteúdo no seu site
Agora que já vimos como construir uma boa autoridade para o seu site, é hora de entender como usar isso a seu favor para gerar um bom fluxo de visitantes na sua página.
A melhor forma de atrair público do Google para o seu site é ao trabalhar com o Marketing de Conteúdo. Em poucas palavras, significa elaborar artigos, ebooks, infográficos e outros tipos de materiais para atrair os visitantes com conteúdo de valor para eles.
A ideia é focar na produção de material que seja relevante para o seu cliente em potencial de modo que ele faça buscas no Google e o buscador recomende o seu site para ele.
É claro que existe muito assunto para ser escrito e, dessa forma, é importante ter uma frequência significativa de produção de conteúdo. De 2 a 3 posts por semana é um bom número.
Recomendado para Você: UOL Play Como Funciona? 7 DIAS GRÁTIS Nova Plataforma de Streaming do UOL
Monte um sistema de conversão de visitantes em clientes
Quando você tiver um fluxo estável de visitantes no seu site, o próximo ponto é convertê-los em clientes. Você pode fazer isso ao estabelecer uma estrutura de funil de vendas no seu conteúdo.
Funciona assim:
- alguns posts que você produzirá são de topo de funil, com o objetivo de atrair o máximo de pessoas possível;
- outros posts são de meio de funil, com o objetivo de filtrar os usuários e ensinar para eles que a solução para os problemas deles é o tipo de produto que você vende;
- por fim, outros posts são de fundo de funil e devem convencer o leitor de que o seu produto é o melhor do mercado para ele.
Pense, por exemplo, em uma loja de colchões que queira ganhar mais clientes com o Marketing de Busca. Ela poderia fazer posts assim:
- “Como ter mais energia durante o dia?” – topo de funil, para atrair mais gente. Nesse conteúdo, há um link explicando que “dormir bem” é uma boa forma de ter mais energia;
- “Como dormir bem?” – conteúdo de meio de funil, para explicar que é essencial ter um bom colchão para poder ter uma boa noite de sono;
- “Por que os Colchões X são os melhores do mercado – conteúdo de fundo de funil, ressaltando os diferenciais da marca.
Com tudo isso em mente, ficará mais fácil usar o marketing de busca a seu favor. Lembre-se de que o ideal é construir autoridade, estabelecer um fluxo de visitas e então moldar o fluxo para transformar visitantes em clientes.
Não esqueça de que você precisa também monitorar toda essa estratégia e fazer correções quando tiver problemas.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
Deixe um Comentário