Se você quer ter uma presença online e vender mais pela Internet, precisa aprender como usar o marketing de busca a seu favor. Afinal, essa é uma das principais opções para conseguir mais clientes no momento.

Atualmente, a pandemia do novo coronavírus impede o funcionamento normal do comércio e de empresas no Brasil inteiro. Mesmo que você queira abrir as portas normalmente, o público não sairá de casa em grandes números até conseguir mais segurança de que está tudo certo para sair.

Por isso, a expectativa é que as vendas de ecommerce no Brasil subam bastante e cheguem a R$100 bi em 2020. Afinal, quem não puder comprar pessoalmente, fará a compra pela Internet.

E o Google é a principal fonte de tráfego nesse sentido. Mensalmente, são mais de 100 bilhões de pesquisas no buscador.

Como você pode usar tudo isso a seu favor? De que maneira agir para que o marketing de busca traga mais clientes?

É o que veremos a seguir. Portanto, siga a leitura!

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Construa uma boa autoridade para usar o marketing de busca

Os algoritmos do Google usam uma série de fatores para poder definir qual página aparecerá em primeiro lugar quando um usuário faz uma busca. No geral, o buscador quer entender quem tem mais autoridade para falar sobre o assunto e quem entrega a melhor resposta.

Por isso, um dos primeiros passos para conseguir usar o marketing de busca de maneira bem-sucedida é investir em construir uma boa autoridade no Google. Existem várias formas de fazer isso, mas 3 ações são as mais recomendadas.

A primeira delas é ter uma boa campanha de link building. O site Guest Posts pode ajudar nisso, uma vez que facilita a maneira como você pode receber links de parceiros e sites grandes na sua área.

Quanto mais links você receber, mais será reconhecido como uma autoridade pelo Google.

A segunda ação é ao investir em uma boa assessoria de imprensa. Ter pautas publicadas em grandes portais de notícia e ser citado como especialista em conteúdos jornalísticos faz com que o Google perceba que o seu conteúdo é de alta qualidade.

Por fim, a terceira ação é ter uma estratégia de engajamento robusta nas redes sociais. O Google monitora esse tipo de coisa e reconhece quando a sua marca é citada nas mídias sociais. Quanto maior o engajamento por lá, melhor a sua autoridade e ranqueamento.

Trabalhe com o Marketing de Conteúdo no seu site

Agora que já vimos como construir uma boa autoridade para o seu site, é hora de entender como usar isso a seu favor para gerar um bom fluxo de visitantes na sua página.

A melhor forma de atrair público do Google para o seu site é ao trabalhar com o Marketing de Conteúdo. Em poucas palavras, significa elaborar artigos, ebooks, infográficos e outros tipos de materiais para atrair os visitantes com conteúdo de valor para eles.

A ideia é focar na produção de material que seja relevante para o seu cliente em potencial de modo que ele faça buscas no Google e o buscador recomende o seu site para ele.

É claro que existe muito assunto para ser escrito e, dessa forma, é importante ter uma frequência significativa de produção de conteúdo. De 2 a 3 posts por semana é um bom número.

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Monte um sistema de conversão de visitantes em clientes

Quando você tiver um fluxo estável de visitantes no seu site, o próximo ponto é convertê-los em clientes. Você pode fazer isso ao estabelecer uma estrutura de funil de vendas no seu conteúdo.

Funciona assim:

  • alguns posts que você produzirá são de topo de funil, com o objetivo de atrair o máximo de pessoas possível;
  • outros posts são de meio de funil, com o objetivo de filtrar os usuários e ensinar para eles que a solução para os problemas deles é o tipo de produto que você vende;
  • por fim, outros posts são de fundo de funil e devem convencer o leitor de que o seu produto é o melhor do mercado para ele.

Pense, por exemplo, em uma loja de colchões que queira ganhar mais clientes com o Marketing de Busca. Ela poderia fazer posts assim:

  • “Como ter mais energia durante o dia?” – topo de funil, para atrair mais gente. Nesse conteúdo, há um link explicando que “dormir bem” é uma boa forma de ter mais energia;
  • “Como dormir bem?” – conteúdo de meio de funil, para explicar que é essencial ter um bom colchão para poder ter uma boa noite de sono;
  • “Por que os Colchões X são os melhores do mercado – conteúdo de fundo de funil, ressaltando os diferenciais da marca.

Com tudo isso em mente, ficará mais fácil usar o marketing de busca a seu favor. Lembre-se de que o ideal é construir autoridade, estabelecer um fluxo de visitas e então moldar o fluxo para transformar visitantes em clientes.

Não esqueça de que você precisa também monitorar toda essa estratégia e fazer correções quando tiver problemas.

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