Como Otimizar um Site ou Blog Wordpress

A otimização de site é um fator crucial para todos aqueles que buscam gerar tráfego orgânico em seu domínio.

Quanto mais otimizado seu site for, maiores são as chances dele aparecer nas primeiras páginas de busca do Google. Portanto, se você tem um site ou tem a vontade de começar um é importante aprender como otimizar um site wordpress.

Clique Aqui para Saber Mais

A importância do Tráfego Orgânico

Infelizmente, muitas pessoas ainda não se deram conta de como o tráfego orgânico é importante para um site ter sucesso.

Aqueles que têm poder de pagar mensalmente um número expressivo de anúncios e impulsionar divulgações nas redes sociais acabam muitas vezes esquecendo que a otimização é um fator que gera bastante relevância para o site e é extremamente útil.

Alguns motivos de por que você deveria mais atenção para a otimização do seu site:

  • Quanto mais bem otimizado seu site for, mais relevância ele vai ter para o Google;
  • As pessoas confiam nos primeiros resultados apresentados pelo Google como os resultados mais relevantes e melhores para resolver suas questões e sanar suas dúvidas;
  • Todo mundo pesquisa algo no Google diariamente – e muitas vezes no mesmo dia;
  • Você está perdendo todas as pessoas que poderiam estar sendo direcionadas GRATUITAMENTE para seu site apenas por preguiça de otimizar;
  • Todos seus concorrentes que investem em otimização estão captando esse público que realiza pesquisas diárias sobre o tema do qual você também trabalha;
  • Você poderia utilizar o dinheiro de anúncios em outro investimento se soubesse como otimizar um site.

Ou seja, se você acredita que só porque tem condições para gerar anúncios e divulgar de forma paga o seu site você não precisa entender como otimizá-lo, você está muito enganado.

E mais enganado ainda você está se acredita que conseguirá obter bons resultados  de trafégo sem prestar atenção para otimização do seu site e sem gastar dinheiro anunciando!

Mas, de qualquer modo, não precisa se preocupar. Pois, hoje trataremos de algumas dicas de ouro para quem deseja aprender como otimizar um site WordPress e começar a ganhar tráfego orgânico de verdade – que pode ser convertido em $$$.

WordPress é uma das Plataformas mais Profissionais

Fazendo uma pesquisa rápida você pode notar que existem várias plataformas gratuitas diferentes para você hospedar seu site. Além disso, também tem as hospedagens pagas de outras plataformas.

No entanto, a grande maior parte dos sites profissionais estão hospedados no WordPress.

Isso se deve ao fato de que, além de ser mais simples e prático de navegar e trabalhar, o WordPress tem diversas funcionalidades que permitem que seu site seja melhor otimizado.

Os plugins disponíveis – tanto suas versões pagas quanto os gratuitos – são extremamente úteis para quem deseja melhorar o SEO e a legibilidade de seus conteúdos.

Além disso, existem muitos outros plugins que podem ser interessantes para quem se interessa em ter menos trabalho manual!

Claro que para isso você precisa conhecer bem essas funcionalidades e também entender as melhores formas de otimizar um site ou blog wordpress.

Otimização não é apenas palavra-chave!

Muito se tem falado sobre a importância da palavra-chave para que um site seja bem otimizado.

De fato, encontrar em todos os artigos uma boa palavra-chave e saber como colocá-la dentro de cada artigo é fundamental para conseguir uma boa posição nos sites de busca.

Entretanto, existem diversos outros fatores que também influenciam diretamente em como o seu site pode se localizar dentro de cada palavra-chave.

Esse é um erro muito comum: esquecer que nem tudo é somente conteúdo!

Muitas pessoas acreditam que somente os artigos farão com que o seu site faça o maior sucesso. Realmente o conteúdo é importante e as técnicas de SEO bem trabalhadas podem ajudar a gerar tráfego orgânico.

Mas, então, por que muitas vezes trabalhamos pesado com o SEO, escrevemos bons conteúdos, utilizamos todas as técnicas possíveis e ainda assim o site não alcança boas posições dentro de palavras-chaves que nem mesmo tem tanta concorrência?

A resposta é simples: a otimização de um site não depende apenas de como você utilizar a palavra-chave dentro de um conjunto de artigos. Existem muitos outros fatores – inclusive técnicos – que interferem nesses resultados.

Fatores que afetam negativamente a otimização

Você se esforça construindo um site interessante, planeja e executa toda a construção de um conteúdo de qualidade e com todas as técnicas possíveis de SEO, mas tem algo acontecendo que está te impedindo de obter o sucesso que era esperado. O que é?

É como uma plantação. Não adianta você apenas estar atento ao seu trabalho, você também precisa estar atento para o que acontece de forma sutil e imperceptível dentro do seu site.

Como na plantação existem as pequenas pragas que podem acabar com qualquer coisa que você plantar – apesar dos seus esforços para fazer uma boa plantação -, no site pequenos detalhes que podem passar despercebidos e impedir que seus esforços gerem resultados.

Portanto, para você aprender como otimizar um site WordPress é necessário que você esteja atento para os fatores que afetam de forma negativa o posicionamento de seu site nos sites de busca, como o Google.

Alguns desses fatores são:

  • Páginas extremamente pesadas;
  • Imagens pesadas que demoram a carregar e, consequentemente, afetam o tempo de carregamento do seu site;
  • Excesso de recursos, plugins desnecessários que sobrepõe em funcionalidades;
  • Sites que são lentos e não carregam completamente dentro de poucos segundos;

Quanto mais pesado seu site for, mais ele demora para carregar. E isso influencia negativamente em seu posicionamento e, portanto, você perde muito tráfego orgânico porque não esteve atento para os pequenos detalhes.

As pessoas na internet não tem mais paciência para esperar que as páginas carreguem. É só você analisar a evolução da internet nesses últimos anos. Fomos de 3G para 4G e agora estudam estão sendo realizados para chegarmos a internet 5G.

Ou seja, estamos cada vez mais em busca de rapidez e agilidade. Isso influencia em tudo e especialmente no fato de que se o seu site demora para carregar, você perderá muitos visitantes que não terão paciência para esperar a página concluir um pesado carregamento.

O Google também avalia isso para decidir quais são os sites que merecem estar entre as primeiras posições dos seus resultados de busca. E, sem contar que quanto mais você tem pessoas acessando seu site e saindo logo em seguida, antes mesmo dele completar o carregamento completo das páginas, maior será sua taxa de rejeição.

Como otimizar um site WordPress sem entender de assuntos técnicos

Quando tratamos desses assuntos, muitas pessoas acreditam que para seu site ter sucesso elas precisam então aprender tudo sobre programação de sites. Mas isso não é verdade!

Tem muitas coisas que você mesmo pode fazer, desde que tenha acesso a um conteúdo que realmente te auxilie de forma prática e intuitiva. E isso sem que você precise se tornar um programador profissional.

Para isso você não precisa utilizar imagens com baixa resolução e, consequentemente, de pouca qualidade! Vou te mostrar quais são as soluções viáveis para otimizar seu site e como você pode aprender tudo isso de forma prática!

Primeiros passos de como otimizar um site WordPress

O primeiro passo para aprender como otimizar um site WordPress é aprendendo a identificar o que pode estar impedindo seu site de obter boas posições nos sites de busca – claro, se o seu conteúdo já estiver bem otimizado com técnicas de SEO.

Em seguida, você precisa aprender a analisar as métricas de otimização do seu site, avaliando o que precisa ser melhorado e onde você deve começar a trabalhar. Existem diversas ferramentas que podem fazer esse trabalho por você.

Por fim, você precisará entender como começar a trabalhar nessas melhorias que são necessárias para que seu site esteja bem otimizado.

A grande parte desse trabalho é aprender a compactar arquivos e códigos e entender como funcionam alguns plugins que podem ser instalados em seu site e que te ajudarão a otimizar seu site.

Como aprender tudo isso?

Você pode estar pensando: isso tudo é muito complicado, jamais vou saber como fazer tudo isso! Realmente, para quem não tem um conhecimento prévio sobre o assunto, isso pode parecer um pouco difícil demais a princípio.

Mas eu tenho uma boa notícia para você: o curso WordPress Otimizado por Fernando Bartolomeu!

Nesse curso, Fernando te ensinará como você pode melhorar a velocidade de carregamento das páginas do seu site de uma forma muito prática, alinhando os códigos e compactando os arquivos que podem deixar suas páginas muito mais pesadas do que o necessário!

Com o WordPress Otimizado você aprenderá a ser capaz de identificar o que precisa ser alterado no seu site para melhorar sua posição nos sites de busca e entender o que já está bom e não precisa ser alterado.

De forma muito prática, você vai aprender tudo que é necessário para deixar o seu site bem otimizado e começar a, finalmente, alcançar boas posições no Google e, enfim, obter o tão esperado tráfego orgânico!

Você não vai perder essa chance de obter resultados incríveis, né?

Aproveita que ainda restam vagas da fase de lançamento, com preço promocional! Clique aqui!

Curso WP Otimizado

0 Comentários

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: