Crie uma Página

Para criar uma fan page é necessário utilizar um perfil pessoal. Esse perfil será o administrador da página e, ao longo do tempo, será possível adicionar outros perfis para gerenciar conteúdo, anúncios, dados ou métricas.

Em seguida, ao lado de “Páginas”, na barra lateral, clique em “Mais” e, depois, acione “Criar uma página”.

Escolha uma Categoria

Como alternativa, acesse http://facebook.com/pages/create para criar a fan page. Em seguida, escolha uma das seis categorias em que seu negócio se encaixa: Negócios Locais; Empresa; Organização ou Instituição; Marca ou Produto; Artista, banda ou figura pública; Entretenimento; ou Causa ou comunidade. Depois, defina um segmento especifico no menu suspenso.

Adicione uma Descrição

 Primeiro, descreva sua marca. Depois, insira o site de sua empresa e crie uma URL para a página. O novo endereço virtual se inicia com http://www.facebook.com/.

Adicione uma série de letras e números, que deve ser o nome como deseja que encontrem seu negócio.

A URL pode ser alterada apenas uma vez e pode ser que a primeira escolha não esteja disponível. Então, será necessário pensar em outra.

Dica: nomes de páginas não podem incluir termos abusivos, maiúsculas e minúsculas incorretas, símbolos (como ! ou TM), descrições longas, palavras enganosas ou variações da palavra “Facebook”.

Defina a imagens de Perfil

Adicione uma foto que represente sua marca, como o logotipo. É possível fazer o upload de uma imagem a partir de uma pasta do computador ou importa-la de um site – nesse caso, digite a URL correspondente para que o Facebook importe a foto do endereço em questão.

Facilite o Gerenciamento

No próximo passo, adicione a página aos favoritos. É preciso clicar em “Adicionar Favoritos” e, em seguida, passe para a próxima etapa, na qual será possível anunciar a fan page, se quiser.

Curta sua Página

Você acabou de criar sua primeira página no Facebook! Agora, use sua conta pessoal para curti-la. Quem visitar sua fan page verá que alguém já gostou dela e, além disso, a atividade já aparecerá no seu feed, incentivando seus amigos a curti-la também.

Conquiste o seu Público

Convide sua lista de amigos para curtir a fan page. Na parte superior da página, clique no botão “Construir Audiência” e, em seguida, escolha “Amigos” ou “Contatos de e-mail”.

Adicione uma foto de Capa

Para tornar a página mais atrativa, clique em “Adicionar Foto de Capa” e escolha uma imagem a partir do acervo do computador ou dos álbuns de foto do Facebook.

Veja Também: Como Importar produtos dos Estados Unidos para Revender

Dicas para destacar seu Negócio na Rede

Estratégia de Marketing no Facebook

De acordo com a publicitária e consultora de Branding na Bistrô [brand ideias], Gabi Castejon – que também tem experiência como gestor de grandes marcas e na ministração de aulas de gestão de mídias sociais -, o sucesso de uma fan page se resume em três elementos: look&feel, conteúdo e relacionamento: “Uma página deve transmitir em seu layout e posts o DNA da empresa.

Por isso, a escolha das fotos de perfil, de capa e de cada publicação é tão importante. Contudo, a história de uma marca também é contada por meio de suas relações com seus consumidores e prospects, os quais se faz, por meio de diálogos em comentários e mensagens privadas”, explica.

Para entender melhor e otimizar sua página, acompanhe os tópicos destacados pela profissional:

LOOK & FEEL

O termo está relacionado à aparência da página e à forma como ela impacta seus seguidores na rede:

Foto de perfil: antes de defini-la, o melhor é testar a imagem para ver como ela fica quando é vista bem pequena ao lado do post.

Se a foto perder sentido neste tamanho ou não for possível fazer a leitura da marca, vale reavaliar a escolha, já que este é o rosto do seu negócio.

Além disso, evite trocar a foto do perfil com frequência.

Foto de capa: funciona como ambientação da fan page, a fachada, e, por isso, pode ser alterada sazonal- mente, como em promoções ou datas especiais.

CONTEÚDO

Segundo a profissional, há dois tipos de publicações: aquelas que falam sobre a marca e as que entregam “presentes” aos seguidores, com dicas e informações que são alinhadas ao DNA do negócio.

É importante ter um equilíbrio entre estes conteúdos e ter cuidado com a frequência de posts. “Publicações em excesso podem incomodar.

Lembra-se quando você tirou aquele amigo do feed porque ele não parava de compartilhar fotos da viagem para a Disney?

Outro usuário pode fazer o mesmo com ainda mais rapidez em relação a uma marca que não para de postar”, exemplifica Gabi.

Por outro lado, uma fan page sem publicações pode ser esquecida. Assim, o ideal é realizar postagens, no mínimo, três vezes por semana e, no máximo, três vezes ao dia

Além disso, para definir o que será publicado, vale pensar em algumas diretrizes, como relevância, autenticidade, beleza, bom senso e público-alvo.

Basta fazer uma análise prévia com base nas coisas que chamariam sua atenção se fosse um usuário comum e nos assuntos que você gostaria ou não desejaria fan page do segmento.

O próximo passo é elaborar estratégias de conteúdo. Isso significa fazer esboço para programar publicações ver de forma alguma em uma um com alguma antecedência, de acordo com as atividades do negócio, publicado mapear o que deve ser diariamente para direcionar o tráfego loja virtual, aumentar o número de curtidas ou apenas reforçar se você já sabe produto marca.

Por exemplo, que na próxima semana um entrará em oferta no início do sábado e a promoção será encerrada na segunda-feira, vale fazer uma agenda do e a como esta:

Quinta-feira que antecede a promoção: anúncio no Facebook com termos para chamar a atenção;

Sábado pela manhã: compartilhamento do link para a loja virtual ou site, com foto e detalhes do produto em texto objetivo;

Domingo: repost que servirá como lembrete para os que ainda não aproveitaram a oferta.

RELACIONAMENTO

Não é à toa que nos referimos ao Facebook como “rede social”. O termo traduz as possíveis relações virtuais entre pessoas e, no caso do mundo dos negócios, entre pessoas e marcas.

Por isso, empreendedores precisam se atentar sobre como se comportam quando dialogam com um consumidor. “No ambiente virtual, não responder é como não ouvir ou ignorar; deletar um comentário significa pedir para a pessoa ficar quieta; enquanto que oferecer atenção e responder com carinho aproxima o target e cria relações saudáveis”, explica Gabi.

Os melhores resultados são de páginas cujos gerentes estão disponíveis e dispostos a se relacionar com o cliente.

Para tanto, deixe de lado as formalidades de um ambiente de negócios sem abrir mão do profissionalismo e interaja mais como um amigo que como um comerciante, compartilhe seus interesses e prime pela qualidade em vez da quantidade.

Bom, espero que esse artigo tenha te auxiliado a Criar uma Fanpage de Qualidade. Compartilhe e deixe seu comentário abaixo 😉

Deixe um Comentário