9 Melhores Estratégias de Marketing para seu Negócio
Maneiras econômicas e efetivas para dar mais visibilidade à sua empresa no mercado
Como dizem, “a propaganda é a alma do negócio”.
No entanto, também é de conhecimento de todos que a criação e a fixação de uma marca pedem um investimento relativamente alto, tornando-as inacessíveis para quem está iniciando um projeto.
Porém, quando de trata de microempreendedor, o termo publicidade pode ter outra conotação.
As pequenas empresas não dispõem de orçamentos para investir na comunicação da marca, mas tem a vantagem de, pelo menos no início, ter um número menor de consumidores, o que possibilita um atendimento personalizado e cortês.
Certamente, os clientes ficarão satisfeitos com o tratamento diferenciado e divulgarão seus serviços para outras pessoas – desde que seu produto seja de qualidade, claro.
Além de ter uma boa reputação no meio, existem outras formas de promover sua empresa de maneira econômica e eficaz.
Os métodos tradicionais, como panfleto e cartão de visita, ainda são muito usuais, mas você também pode ter a internet como uma grande aliada para a exposição de seu empreendimento.
Confira os principais meios de divulgação.
1 – Cartão de Visitas
Esta é uma das opções mais baratas para fazer o marketing de sua empresa, já que você pode distribui-lo para pessoas que sejam seu público-alvo e tenham interesse no serviço que oferece.
Porem, opte por um modelo que chame a atenção dos seus futuros clientes, pois, caso contrário, provavelmente ele será descartado em seguida.
Que tal investir em um bloquinho de anotações ou um calendário? Como essas versões tem outra utilidade, estarão sempre visíveis.
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2 – Panfleto
A panfletagem ainda é uma forma de divulgar empresas, já que tem baixo custo e é eficiente. Porem, para que folhetos chamem a atenção de um possível cliente, é importante que o leitor entenda a mensagem que você quer passar.
Por isso, na hora de elaborar o projeto gráfico, utilize linguagem simples e clara; coloque um titulo chamativo e que anuncie seu serviço; evite fotos em excesso; e escolha fontes e cores que combinem com o seu produto.
Na hora de entrega-lo para os transeuntes, é importante que esteja perto do seu ponto comercial (ou seja, de sus casa) e convide-os para uma visita.
Jamais force as pessoas a pegarem seu flyer, pois, além de indelicado, certamente ele seja descartado no próximo lixo.
Você também pode deixar seu panfleto em portarias de prédios e balcões dos comércios de seu bairro. Porem, atenção: esta opção não é indicada para negócios virtuais, somente para empresas físicas.
3 – Brindes
Os brindes também são uma forma de chamariz. Entretanto, esqueça bonés, camisetas e chaveiros, que certamente ninguém usará.
Aposte em objetos que tenham a ver com sua marca e serão utilizados com frequência, fixando sua empresa junto aos atuais e futuros clientes. Outra ideia é distribuir amostras grátis do seu produto, caso seja possível.
4 – Publicações
Escreva artigos e conceda entrevistas para publicações especializadas no ramo em que você trabalha. Dessa forma, seu nome e o de sua empresa ficarão em destaque sem a necessidade de você investir qualquer quantia.
5 – Slogan
Um slogan curto e marcante pode ser muito eficaz para dar visibilidade à sua marca. Porém, nada de exageros, senão pode surtir o efeito contrário.
6 – E-mails e cartas
Com uma lista de contatos em mãos, providencie o envio de e-mail marketing com as novidades, promoções ou “brindes” (desconto no mês de aniversário do cliente, por exemplo).
Para fugir do virtual e não aumentar tanto seus gastos, em ocasiões especiais como datas comemorativas, você pode enviar cartas pelos Correios para seus clientes assíduos.
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7 – Feiras e eventos
As conferencias são excelentes para quem deseja divulgar seu produto. Com o cartão de visitas em mãos, apresentando-se a outros profissionais do setor em que trabalha e fale brevemente sobre o tipo de serviço que oferece.
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8 – Sites
O site é a porta de entrada para que seus clientes conheçam seus serviços.
Vale contratar um web designer para garantir que alguns elementos sejam respeitados. Visual limpo, conteúdo atualizado, funcionalidades em dia e versão mobile são algumas das exigências para dar credibilidade à sua empresa.
Você pode criar um site sozinho com essa ferramenta
9 – Redes sociais
A criação do perfil empresa, nas redes sociais, como Facebook, é atualmente umas das melhores estratégias de marketing. Porém, é preciso saber utilizar a mídia digital a seu favor.
A Fanpage do Facebook, por exemplo, é uma espécie de vitrine virtual e gratuita de produtos e serviços, que podem alcançar o cliente onde ele estiver, com publicações, imagens, vídeos e eventos que aparecem no feed de notícias.
Espero ter Contribuído de alguma com as Melhores Estratégias de Marketing para o seu negócio. Se esse artigo valeu a pena e te ajudou de alguma forma, compartilhe também 😉
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